Entre os dias 26 e 28 de março, o Recife sediou as reuniões do C20 Brasil, grupo de engajamento que representa a sociedade civil no G20. O evento reuniu membros da sociedade civil, autoridades nacionais e internacionais no Hotel Transamerica Prestige, em Boa Viagem, para discutir estratégias de incidência no G20, que será sediado no Rio de Janeiro em novembro deste ano.
O prefeito João Campos participou do painel “Do local ao Internacional: Sociedade Civil responde à Tripla Crise” e destacou as ações de resiliência climática implementadas pelo município.
Durante o encontro, o prefeito ressaltou as iniciativas do Recife para enfrentar os desafios da mudança climática. Entre elas, destacou a maior operação de crédito já realizada pela cidade em parceria com o Banco Interamericano, direcionada para intervenções estruturais e ambientais de resiliência climática. O projeto Parceria, que envolve a colaboração da população, e a macrodrenagem na bacia do Rio Tejipió foram citados como exemplos das ações em andamento.
As medidas mencionadas pelo prefeito durante o encontro serão financiadas pelo investimento recorde de R$ 314,5 milhões no Ação Inverno 2024, proveniente da ação de crédito do Banco Interamericano. Destaque para o início das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió até julho deste ano, incluindo intervenções de alargamento, dragagem do rio e construção de reservatórios e parques alagáveis.
O C20, formalizado em 2013 durante o G20 na Rússia, está sendo coordenado em 2024 pela Abong – Associação Brasileira de ONGs. A ONG pernambucana Gestos atua como sherpa, articulando o diálogo político entre as organizações da sociedade civil e as representações governamentais.
“A participação da Prefeitura do Recife é muito importante, não apenas como apoiadora, mas também para mostrar como as políticas locais podem ser alinhadas ao desenvolvimento sustentável. Este evento reforça a projeção nacional e internacional do Recife, destacando sua vulnerabilidade às mudanças climáticas e trazendo atenção especial para a cidade dentro do debate do G20”, afirmou Alessandra Nilo, Coordenadora Geral da Gestos e sherpa do C20.
O evento contou com a participação de representantes de diversas organizações, que destacaram a importância das soluções locais para os problemas globais e elogiaram as iniciativas apresentadas pelo prefeito João Campos. Recife foi reconhecida como a capital do lado social do G20.
Deixe um comentário