
Com a chegada do período de Carnaval, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensificou as ações preventivas, com foco na saúde e no bem-estar de moradores do município e visitantes. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e em parceria com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, realizou nesta quarta-feira (26), uma capacitação para comerciantes e microempreendedores da orla, para orientá-los a respeito das boas práticas de manipulação de alimentos e bebidas. O encontro foi realizado no auditório da sede da Regional 6, em Piedade.
A equipe da Vigilância Sanitária repassou orientações importantes sobre acondicionamento dos alimentos comercializados, a exemplo da refrigeração de produtos perecíveis, tais como queijo, molhos e maionese, uso de toucas descartáveis e batas e manutenção da higiene e limpeza no ambiente de trabalho. Já a equipe de Desenvolvimento Econômico e Turismo enfatizou a importância do bom atendimento e diferenciais como divulgar, junto aos clientes, as belezas naturais da orla e demais pontos turísticos da cidade.
O prefeito Mano Medeiros enfatizou o quão importante é realizar ações como estas, sobretudo nos dias que antecedem o Carnaval. “A Prefeitura tem feito várias ações educativas e preventivas nesta semana pré-carnavalesca, envolvendo as diversas secretarias municipais. Uma delas foi esta capacitação, fundamental para orientar os comerciantes e recebermos, de maneira ainda melhor, a nossa população e os turistas que irão visitar o município para brincar o Carnaval”, falou.
A gerente de Vigilância Sanitária do município, Adeílza Ferraz, explicou como será feito o trabalho de fiscalização durante o Carnaval. “Estaremos com as equipes nos polos de folia, na orla, hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais, orientando e fiscalizando a venda de produtos e manipulação de alimentos. Os consumidores precisam ficar atentos sobre o acondicionamento dos alimentos e a higiene do local onde for comprar o alimento”, alertou a gestora.
A presidente da Associação dos Microempreendedores da Orla do Jaboatão, Maria Edileide, aprovou a iniciativa. “Essa ação chegou em boa hora, para nós que vendemos alimentos e bebidas na orla. As dicas que eles passaram sobre manipulação de alimentos vão nos ajudar a melhorar a qualidade dos serviços que oferecemos aos nossos clientes, gostei muito”, disse.
Jadson Félix, que comercializa bebidas e petiscos há mais de dez anos na orla do Jaboatão, também elogiou a ação. “Foi muito boa essa capacitação, para podermos melhorar a padronização dos produtos que vendemos nas praias. Quem sai ganhando são os clientes e também os comerciantes”, afirmou sorridente.
Deixe um comentário