
O município do Jaboatão dos Guararapes ganhará reforço no seu sistema de alerta de chuva, garantindo mais segurança para a população. Neste sábado (05), a Prefeitura do município, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil, juntamente com representantes das Defesas civis – estadual e nacional – reuniram-se com moradores de Jardim Monte Verde, na Igreja apostólica Batista Viva, localizada no bairro, onde foi apresentado o sistema de alerta nacional denominado Defesa Civil Alerta (DCA).
A ferramenta de trabalho emite alertas severos ou extremos de chuva intensa para a população, por meio do serviço de mensagens eletrônicas do aparelho celular.

Na ocasião, foi exibido um vídeo informativo, explicando aos participantes como se dá o funcionamento deste recurso tecnológico.
O prefeito Mano Medeiros disse que a chegada dessa ferramenta reforça o trabalho da Defesa Civil no município. “Esta parceria firmada com as Defesas civis, estadual e federal, é fundamental para ampliarmos os mecanismos que permitam enviar alerta de chuva forte e intensa para a população, de forma rápida e segura, a fim de mitigar os impactos causados pelos desastres climáticos”, falou o prefeito Mano Medeiros.
“É importante divulgarmos esta e outras ferramentas, junto à população, para podermos ampliar as ações preventivas e proteger ainda mais os moradores que vivem em áreas de risco”, reforçou o secretário Executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura.
A princípio, a emissão de avisos DCA será realizada pela Defesa Civil do Estado. Esta semana, técnicos estaduais passaram por uma capacitação sobre a utilização desta ferramenta. A previsão é que, no próximo mês de maio, seja feito o primeiro envio teste DCA em cidades da região Nordeste. Posteriormente, os municípios pernambucanos, incluindo Jaboatão, serão capacitados para enviar alertas severos ou extremos de chuva, de acordo com critérios estabelecidos pela Defesa Civil.
De acordo com o secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil do Estado, Clóvis Ramalho, “o trabalho que Jaboatão realiza na área da Defesa Civil, é uma referência. É emblemático apresentar esta ferramenta aqui em Monte Verde, em razão do desastre ocorrido em 2022. Essa ferramenta vem somar as outras mensagens de alerta disponibilizadas pela Defesa Civil”.
Vale salientar que o município que utiliza a Interface de Divulgação de Alertas Públicos – IDAP, da Defesa civil nacional, para enviar alertas de chuva, a exemplo de Jaboatão, através de SMS, Telegram, Whatsapp, TV por assinatura ou Google Public Alerts, deve manter seus envios de alerta normalmente.
“Para receber o DCA não é necessário que a pessoa faça um cadastro, a população irá receber esse alerta no celular, caso necessário, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso”, explica a representante da Defesa Civil Nacional, Izabella Rufino.
Alerta DCA já é utilizado em algumas regiões do país
A ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA) foi lançada em agosto do ano passado. Inicialmente, foi realizada uma fase piloto em cidades das regiões Sul e Sudeste do país. Na época, foram enviados testes com esses alertas para alguns municípios do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Desde o ano passado, os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar essa tecnologia. Inclusive, algumas cidades dessas regiões já emitiram este tipo de alerta.
Deixe um comentário