A partir desta quarta-feira (7), taxistas do Jaboatão dos Guararapes poderão optar por utilizar duas novas categorias de veículos, além dos tradicionais: as camionetas ou caminhonetes de cabine dupla. A medida foi estabelecida por meio do Decreto 143, publicado no Diário Oficial do município, considerando a necessidade de usuários de táxis em transportar grandes volumes de compras ou atender moradores de áreas de difícil acesso, a exemplo da Zona Rural, e clientes de supermercados no modelo “atacado” e “atacarejo”, cujas instalações têm crescido no município.
“A mudança na legislação que regulamenta o serviço de táxi no município é uma reivindicação antiga da categoria, que foi formalizada junto à gestão, há dois meses. Estudamos o pleito e verificamos sua viabilidade e ganhos para a população. Vale salientar que não será permitido realizar frete, apenas o serviço de transporte de passageiros com suas compras. E, evidentemente, os passageiros só podem andar nas cabines”, explicou Adriana Marinho, superintendente de Trânsito e Transporte da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade (SEORP) do Jaboatão.
Até então, o serviço vem sendo prestado por veículos das categorias hatchs, sedãs, station wagon, minivans e suvs. A partir da modificação, os taxistas que hoje utilizarem esses tipos de veículos e tenham interesse em migrar para uma das novas categorias poderão fazê-lo, tendo apenas que se enquadrar nos critérios previstos na legislação que regulamenta o serviço (o Decreto 95/95) e nas alterações introduzidas pelo novo decreto.
A nova legislação prevê critérios como o peso do veículo – não poderá ultrapassar as duas toneladas (ou 2.000 kg) – e a potência do motor, que não poderá ser maior que 180 cavalos. O processo para alteração deve ser aberto na SEORP, que analisará a documentação, fará a vistoria do veículo e lhe concederá o selo, autorizando sua circulação.
“Muitos companheiros só estavam esperando a publicação do decreto para comprar os seus veículos. A novidade será muito bem-vinda”, comemorou Alaércio Felix dos Santos, representante do Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes.
Deixe um comentário