O interventor de Gravatá, coronel Mário Cavalcanti, recebeu nesta quarta-feira (25), em seu gabinete, sede da Prefeitura, a visita do diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Charles Ribeiro que, na ocasião, esteve acompanhado do diretor de engenharia e fiscalização, Sérgio Lins, do articulador municipal, Lázaro Medeiros, e da coordenadora especial de Gravatá do Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), Patrícia Prequé.
O presidente veio ao município atendendo um pedido do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para colocar à disposição de Gravatá todo o órgão executivo de trânsito. Na oportunidade foi firmado um termo de cooperação técnica entre Prefeitura e o DETRAN para que a partir de agora o processo de municipalização do trânsito da cidade possa caminhar. Vale reforçar que este termo existe há três anos, mas por falta de reciprocidade da antiga gestão não seguiu adiante. Também participaram da reunião os secretários municipais, Carlos Júnior e Arthur Cunha, Infraestrutura e Serviços Públicos, Governo e Comunicação e Imprensa, respectivamente.
Com a assinatura do termo, o DETRAN envia a partir desta quinta (25), uma equipe de engenharia de trânsito para iniciar o levantamento e modernização do tráfico na cidade, podendo, assim, iniciar a elaboração do projeto de lei para que o trânsito seja municipalizado e coordenado pela Prefeitura.
Sinalização horizontal e vertical, espaços para estacionamento, e substituição de semáforos, fazem parte do trabalho programado para o início do ano. Ações especiais de fiscalização e orientação de motoristas e pedestres devem acontecer a partir da próxima semana devido a proximidade dos festejos de fim de ano e o aumento significativo do número de veículos na cidade. “O DETRAN está à disposição de Gravatá para garantir a fluidez no trânsito e organizar o fluxo de veículos no município”, afirmou o diretor presidente do órgão.
Carlos Júnior, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Cidade, avaliou como positiva a reunião, “Essa parceria entre Prefeitura e DETRAN nos deixa bastante satisfeitos. O trabalho em conjunto começa e vamos contar com a presença do órgão para preparar o município rumo ao passo seguinte que é a municipalização. Essa é a meta do interventor para 2016. Estamos levantando o diagnóstico do município e o que puder ser melhorado vai ser, disse ele, ao avaliar o que a cidade está precisando. “Temos como exemplo, cidades como Petrolina, Caruaru e Arcoverde que têm seu trânsito municipalizado como está descrito no código de trânsito brasileiro”, finalizou.
Coronel Mário Cavalcanti destacou a importância da parceria, reforçando seu interesse em tirar do papel a municipalização do trânsito de Gravatá, “Tivemos uma reunião muito objetiva na qual tratamos do trânsito de Gravatá e de uma série de ações necessárias para garantir a organização na cidade. Em fins de semana normais, Gravatá recebe o dobro de veículos existentes, e com a chegada das férias e festas de fim de ano, precisamos garantir a circulação tranquila e segura para motoristas e pedestres”, reforçou o interventor.