Na 12ª rodada do Seminário Todos por Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções de Pernambuco, o prefeito Geraldo Julio destacou a importância da ausculta popular do seminário que já percorreu várias regiões do estado e desta vez ocorreu na Região Metropolitana do Recife. O objetivo da iniciativa é discutir temas importantes para a população, como educação, cultura, saúde, segurança, infraestrutura, entre outros.
“É uma iniciativa importante, que vêm dos governos populares, de governadores como Miguel Arraes e Eduardo Campos, e do prefeito Pelópidas Silveira, de sempre escutar o povo para fazer os planos, projetos e ações que o governo vai executar. Foram apresentadas muitas propostas nas áreas de educação, saúde, segurança, por exemplo, diretamente aos secretários estaduais que estavam aqui presentes”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio durante a abertura do evento pela manhã.
O prefeito foi um dos idealizadores e coordenou a primeira edição do Todos por Pernambuco, em 2007, quando foi secretário de Planejamento e Gestão do Estado. O modelo utilizado na ausculta popular para os seminários é similar ao programa Recife Participa, iniciado em 2013, no primeiro ano da gestão de Geraldo Julio.
O gestor municipal acompanhou as atividades dos seminários durante todo o dia desta quarta, observando as questões e demandas mais apontadas pela população, que foram apresentadas na parte da tarde, como resumo dos trabalhos. A participação do prefeito no evento deve servir para orientar também os trabalhos realizados, desenvolvidos e a serem implantados pela Prefeitura do Recife.
Os secretários municipais também estavam presentes no evento para coletar dados, informações, reclamações e pleitos, principalmente na área de habitação, saneamento, infraestrutura e mobilidade.
RECIFE PARTICIPA – O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. Desde sua implantação, em 2013, o programa já realizou o Seminário Recife Participa, quando mais de duas mil pessoas discutiram os problemas da cidade com todo o secretariado em mesas temáticas, durante três dias. As demandas discutidas entre Prefeitura e sociedade no Seminário foram incluídas no Plano Plurianual 2014-2017.