Uma semana após o lançamento do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, o prefeito Geraldo Julio reuniu, na manhã desta segunda-feira (14) as 19 secretarias e órgãos envolvidos na ação integrada para acompanhar o andamento dos projetos e encaminhar novas soluções. O plano conta agora com 44 eixos, com a inclusão de ações de conscientização e prevenção no evento RecVerão, que mobiliza a população na praia de Boa Viagem durante o mês de janeiro.
“Damos continuidade à intensificação das ações de combate ao mosquito que apresentamos à população na semana passada. Todas as ações que tinham condições já foram iniciadas, como os mutirões de saúde e de limpeza e a formação de agentes multiplicadores nas diferentes áreas. Outras estão previstas para serem iniciadas nos próximos dias. É uma grande mobilização que estamos fazendo para vencer essa luta pela vida”, afirmou o prefeito.
Durante esta semana, os diversos setores da Prefeitura do Recife iniciaram a mobilização alinhada com o prefeito, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A exemplo da Guarda Municipal que formou 30 homens de seu efetivo para atuar diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Outro grupo que vai atuar como multiplicador são os 300 voluntários já cadastrados na plataforma Transforma Recife, o primeiro grupo será formado para atuar nesta segunda-feira (14).
O Recife Antigo de Coração deste mês, o último de 2015, será inteiramente dedicado ao enfrentamento ao Aedes Aegypti. Com uma Central de Saúde montada no Recife Antigo e conscientização e sensibilização sobre os cuidados em todos os atos do evento. O Fórum Microrregional do Recife Participa também iniciou uma agenda de encontros temáticos sobre o tema, na Linha do Tiro, na última quarta-feira (14).
O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ressaltou que apenas uma semana após o prefeito Geraldo Julio lançar o Plano Emergencial de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, integrando 19 secretarias do município, pode-se avaliar a velocidade com que as ações operativas estão acontecendo no âmbito de todo o governo municipal. “A realização de 44 ações denota a resposta rápida que a Prefeitura está dando à altura do desafio do porte de combater o mosquito em toda a cidade”, salientou Jailson Correia.
REC VERÃO – Projeto que estreou em janeiro de 2014, atraindo mais de quatro mil pessoas a cada fim de semana, o REC Verão é um convite para que os recifenses curtam a estação mais quente do ano usufruindo dos espaços públicos. Realizada no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, a ação da Secretaria de Turismo e Lazer conta com quatro polos, um esportivo, um cultural, um infantil e um de saúde, que recebem uma diversificada programação, que vai de brincadeiras infantis e shows musicais, à prática de várias modalidades esportivas, além de serviços, como aferição de pressão e mamografia.
Este ano, o projeto contará com uma arena da saúde, especialmente dedicada ao combate ao Aedes aegypti. Na arena serão montadas duas tendas, para atendimento da população, com panfletos e agentes da Secretaria de Saúde do Recife para prestar esclarecimentos sobre a prevenção ao mosquito. Um animador vestido de mosquito reforçará ação, circulando por todos os polos do evento para mobilizar crianças e pais na campanha de prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika.