O prefeito Geraldo Julio circulou, na manhã desta sexta-feira (24), na Campus Party Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco, onde assinou um termo de adesão da capital à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes. Com isso, Recife passa a integrar, junto com mais nove outros municípios, esta rede. Na Campus, o gestor ainda conheceu a estrutura disponibilizada pela Prefeitura do Recife em um estande instalado na parte externa de feira.
Com a adesão à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes, o Recife agora participa de um seleto grupo de cidades que podem tentar captar recursos para projetos inovadores e inteligentes para a capital. O Banco Mundial e a União Europeia possuem linhas de créditos voltadas para as cidades que integram este grupo. A rede faz parte da Frente Nacional dos Prefeitos, na qual Geraldo é vice-presidente para Assuntos das Cidades Inteligentes.
“A Campus Party é um dos maiores eventos da América Latina na área de tecnologia e acontece aqui no Recife. A Prefeitura se destaca com o trabalho que é realizado com os alunos da rede municipal, com o concurso Hacker Cidadão, além de outras ações. É muito bom ter a Campus Party aqui e é muito bom ver o recifense envolvido nesse projeto”, destacou o prefeito.
Geraldo assistiu a uma apresentação dos robôs humanoides NAO, que são usadas nas aulas de robótica na rede municipal de ensino, realizou um passeio virtual pelo Parque Capibaribe e Jardim Botânico, conheceu alguns projetos da maratona Hacker Cidadão, viu a estrutura do projeto Transforma Recife, entre outras iniciativas tocadas pela Prefeitura.
Segundo a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, Roseana Amorim, a Prefeitura está com seis secretarias envolvidas na Campus Party. “Coube à Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo articular todas as ações da Prefeitura aqui. É um momento muito importante porque a população pode conhecer um pouco do que a Prefeitura está realizando para a cidade com o apoio da tecnologia”, detalhou a secretária .
Um dos trabalhos que podem ser conhecidos por todos os visitantes da Campus Party é o robô NAO, que fez a abertura oficial da feira na quinta-feira (23). O estande da Prefeitura está localizado na área externa da feira e tem visitação gratuita para todos. Os próprios alunos da rede municipal realizam a apresentação do programa de robótica da Prefeitura. “É uma experiência muito boa a gente ter esse contato com a robótica e estar participando de campeonatos sobre o tema. Além disso, essa experiência vai ser levada para a vida toda, já que eu decidi que quero trabalhar no futuro nesta área da robótica”, contou Ryan Morais, estudante da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus.