Em tempos de Covid-19 (novo coronavírus) uma das grandes preocupações que assola todo o mundo é sobre a existência de leitos hospitalares para se tratar de tal pandemia. Para falar sobre o tema “O Brasil pode repetir a Itália?”, a jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda conversam Alexandre Biasi Cavalcanti, diretor do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração, no Ponto a Ponto dessa quarta-feira (15), que vai ao ar às 21h30, pela BandNews.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) não estabelece qual seria a proporção ideal de vagas hospitalares. A média no planeta, de qualquer forma, é de 3,2 leitos para cada mil habitantes (contando UTIs e instalações normais).
3,2, aliás, é justamente a densidade de leitos na Itália para cada mil pessoas, contra 1,95 no Brasil. Eles têm 60% mais leitos do que o Brasil em relação ao número de habitantes, e ainda assim sistema de saúde italiano entrou em colapso após a ascensão brutal da Covid-19, é o que informa a reportagem da Revista Superinteressante de abril de 2020.
Alexandre Biasi Cavalcanti é médico, especialista em medicina intensiva e em cardiologia. Atualmente é o Diretor do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração.
Deixe um comentário