Alguns segmentos do comércio de São Paulo voltam a funcionar com restrições a partir desta quarta-feira (10). A iniciativa faz parte do Plano São Paulo para reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao coronavírus anunciado pelo governo estadual, que inclui ainda o retorno do funcionamento dos shoppings por esses dias. E para falar sobre o que está sendo feito em São Paulo e no país para combater a pandemia e sobre as medidas de isolamento, que continuam valendo, a jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda conversam no Programa Ponto a Ponto de hoje, às 21h30, na Bandnews, com o governador de São Paulo, João Dória.
A respeito do isolamento social, pesquisa XP Investimentos-Ipespe, realizada entre os dias 16 e18 de maio, avaliou que 76% dos entrevistados veem a medida como a melhor forma de se prevenir e tentar evitar o aumento da contaminação pelo coronavírus. Outros 14% disseram ver a iniciativa como exagerada. Para 7%, este não seria o melhor caminho para se enfrentar a crise do coronavírus.
Ainda sobre o isolamento social, a pesquisa Datafolha, publicada em 27 de maio, perguntou se não houvesse o fechamento de serviços não essenciais, o fechamento de escolas e outros segmentos para conter a Covid-19, o número de mortes no Brasil por causa do coronavírus teria sido maior, menor ou nada mudaria? Para 74%, teriam ocorrido mais mortes. Enquanto, 17% afirmaram que não mudaria nada caso as medidas de isolamento não tivessem sido implantadas.
A pesquisa XP Investimentos-Ipespe também fez outra avaliação do atual cenário da pandemia. Perguntou aos brasileiros sobre o ponto em que estamos na crise do coronavírus. Dos mil entrevistados entrevistados, 68% responderam que o pior ainda está por vir. Já 22% acreditam que o pior já passou.
Deixe um comentário