Petrolina sai mais uma vez na frente e tem motivos para comemorar: A Atenção Básica do município alcançou o 1º lugar em Pernambuco e a 8ª do Brasil. Isso é o que mostra a avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017. O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com ações efetivas direcionadas à saúde pública.
As equipes de saúde da família, estruturas e equipamentos das unidades de saúde são analisadas de forma individual em visitas feitas pelo Ministério da Saúde, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.
Na avaliação de 2017, Petrolina alcançou 3 ‘Ótimos’, cerca de 30 ‘Muito Bons’, cerca de 30 ‘Bons’ e apenas 5 ‘Regular’, números superiores à avaliação de 2015, onde o município recebeu mais de 60 ‘regular’, 11 ‘bons1 e 2 ‘ótimos. O repasse, que era de R$ 218.300,00, teve um aumento de 120%, subindo para R$ 496.145,00. Até o mês de dezembro será divulgado o desempenho das equipes do NASF e também da saúde bucal.
De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o excelente resultado foi possível graças a esforço conjunto de todos os setores da pasta. “Trabalhamos diariamente para melhorarmos ainda mais os nossos indicadores, ofertando uma saúde pública de qualidade à população petrolinense e desejamos ser não somente a melhor Atenção Básica do Estado, mas sim do país ”, comemora.
Deixe um comentário