A partir desta terça-feira (15) a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e o Ministério da Agricultura promovem, em Petrolina, o curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CEO). O curso, que já está na sua 16ª edição, tem como objetivo habilitar os engenheiros agrônomos a emitir o certificado de exportação de frutas e vegetais no Brasil e exterior.
O certificado só pode ser emitido pelos engenheiros agrônomos que têm como responsabilidade prestar serviços às fazendas de produção de frutas e vegetais. O documento indica se existe ou não a presença de praga quarentenária nos produtos exportados. Essa praga é todo organismo de natureza vegetal ou animal que estando presente dentro do país ou em outras regiões próximas constitui uma ameaça à economia agrícola. Os organismos são geralmente incomuns ao país exportador e podem ser transportados de uma localidade para outra.
Para fazer parte do curso é necessário levar duas fotos 3×4 e a original, além do registro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de Pernambuco – se for de outro estado, precisa ter o visto de Pernambuco. São oferecidas 40 vagas e os interessados devem pagar uma taxa de R$ 150,00. O curso tem duração de três dias e ocorre no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Deixe um comentário