Os veículos de comunicação em parceria com institutos de pesquisa divulgaram neste final de semana três sondagens sobre a sucessão municipal do Recife.
O primeiro deles foi o Diário de Pernambuco em parceria com o instituto Giga que apontou Geraldo com 34%, Humberto 22%, Daniel 18% e Mendonça 4%.
O segundo foi o Jornal do Commercio em parceria com o Instituto Maurício de Nassau que apontou Geraldo com 38%, Daniel 22%, Humberto 16%, Mendonça 6%.
Por fim a Folha de Pernambuco e o Ibope apontaram Geraldo 39%, Daniel 24%, Humberto 16% e Mendonça 4%.
A média dos institutos dá Geraldo 37%, Daniel 21%, Humberto 18% e Mendonça 5%. A soma dos adversários de Geraldo chega a 46% em média considerando os nanicos, o que em votos válidos daria 55,4%, enquanto o socialista teria 44,6%.
Para efeito de comparação, a pesquisa Ibope de setembro de 2008 apontava João da Costa com 54% dos votos válidos e os demais teriam apenas 46%. Na urna o atual prefeito obteve 51,5% dos votos válidos.
Isso comprova que existe uma possibilidade real de segundo turno, podendo as urnas surpreenderem e aumentarem a votação da oposição, tal como ocorreu em 2008, mas não foi suficiente para garantir a existência da segunda etapa do pleito.
Vamos aguardar agora o Datafolha para ver se esta tendência é confirmada ou desementida.
Deixe um comentário