Um telefonema do presidente da CBF, José Maria Marín, ao governador Eduardo Campos feito às 10h da manhã de hoje (22) trouxe a notícia que o povo de Pernambuco esperava e torcia: Recife está confirmada como uma das sedes da Copa das Confederações 2013. Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro compõem o restante do time.
A FIFA anunciou sua decisão de colocar Recife e Salvador de vez como sedes do torneio durante a reunião do seu comitê executivo realizada na Hungria, na noite anterior. As duas capitais estavam sendo observadas mais de perto e corriam o risco de não sediar o torneio preparatório da Copa do Mundo 2014.
“Estamos felizes com a notícia que recebemos de Budapeste. Eram quatro sedes confirmadas e duas numa outra categoria (Pernambuco e Salvador). O que celebramos hoje aqui é que vamos agora ter uma única categoria de sede, e Pernambuco está nela. Conseguimos isso porque cumprimos os prazos acordados”, disse o governador. “É muito importante para nós, porque começamos a divulgar o destino Recife, Pernambuco já em 2013. Ajuda no turismo, na geração de empregos”, disse Eduardo.
A tabela e os horários das partidas da Copa das Confederações – que acontece de 15 a 30 de junho de 2013 – serão anunciados no próximo dia 30, durante evento da FIFA no Rio de Janeiro. Como de praxe, a entidade vai preparar outras duas tabelas, com quatro ou cinco sedes. A palavra final será dada em meados de novembro, quando será definido o local em que cada seleção vai jogar. Recife poderá sediar até três jogos.
RITMO ACELERADO – O balanço da construção da Arena Pernambuco fechado em abril aponta para 53,5% da estrutura e 62,8% do sistema viário e estacionamentos já prontos. As fases de terraplanagem e fundação já foram concluídas. Até junho, a meta é atingir a metade da construção. Para isso, a Construtora Odebrechet, responsável pelas obras vai ampliar o número de operários no canteiro. O número passará dos atuais 3.215 homens para 5 mil em novembro.
A expectativa é de que a Arena chegue em novembro com cerca de 90% da obra concluída. “A decisão efetiva vai ser a partir de agora, com o nosso desempenho na execução desse trabalho para que, em novembro, comprovemos que temos todas as condições de sediar os jogos em junho de 2013”, afirmou o secretário da Copa, Ricardo Leitão.
Deixe um comentário