
A Scania/Movesa promoveu um workshop técnico voltado para inovação e sustentabilidade no setor de transporte pesado, com foco na utilização do gás natural veicular (GNV) como solução energética para caminhões. O evento contou com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). A iniciativa reuniu representantes dos setores público e privado
A Scania, referência global em soluções de transporte sustentável, apresentou no evento sua solução para a transição energética no setor logístico, destacando seus caminhões movidos 100% a gás natural, que oferecem uma alternativa viável para a redução de emissões de carbono assegurando sem comprometer a eficiência operacional do veículo. “A Scania vem liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. Fomos os pioneiros em 2018 a apresentar o modelo 100% movido a gás natural/e ou biometano e GNL. Nossa liderança no mercado da sustentabilidade já soma 1.500 modelos a gás vendidos no país. Estamos seguindo em frente com parcerias fundamentais para desenvolver a cadeia de produção e distribuição do gás e o do biometano, e não é diferente com a Copergás, que tem sido um sucesso. Agradecemos todo o apoio da Casa Scania Movesa, que representa a marca no Estado, e tem oferecido todo o suporte necessário para os clientes. Vamos continuar colhendo muitos frutos para garantir uma cadeia de transporte mais sustentável no Nordeste”, afirmou Fernando Madrid – Gerente Regional Scania Brasil.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, ressaltou a relevância da iniciativa dentro das políticas estaduais voltadas à energia sustentável. Ele destacou a transição energética como um dos pilares estratégicos do estado e que o incentivo a soluções inovadoras para o setor de transporte reforça o compromisso de Pernambuco com a sustentabilidade e a modernização da infraestrutura logística. “O governo Raquel Lyra propôs, desde o início de sua gestão, uma nova pegada na economia, juntando sustentabilidade e desenvolvimento econômico. A transição energética para o setor de logística e transporte de passageiros é fundamental para atingirmos nossas metas de reduções de emissões de poluentes”.
A Copergás, responsável pela distribuição de gás natural no estado, apresentou um panorama da infraestrutura de abastecimento e os avanços na expansão da rede. O Diretor-Presidente da companhia, Bruno Costa, destacou que a empresa já é referência nacional no uso do gás natural em veículos leves e trabalha para ampliar essa solução para caminhões e ônibus. “Atualmente, a Copergás conta com 129 postos de GNV e participa do desenvolvimento de corredores sustentáveis no Nordeste e em Pernambuco, conectando diversas regiões com abastecimento contínuo”, afirmou Bruno Costa.
Um dos destaques do evento foi a aquisição do primeiro caminhão movido a GNV, por uma empresa pernambucana. A Green Log Transportes realizou testes com o veículo e ao final do período de avaliação optou pela compra do veículo desenvolvido pela Scania. Além das apresentações técnicas, o workshop incluiu a exposição de um veículo demonstrativo, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a tecnologia e esclarecer dúvidas sobre sua operação.
Deixe um comentário