BRASÍLIA – Na semana que marcou a celebração do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, o deputado federal Pedro Campos protocolou na Câmara projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Centrais de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdos e Surdocegos. A iniciativa vai possibilitar às pessoas surdas terem a sua comunicação auxiliada inclusive por ligações em vídeos, quando necessário.
“O nosso projeto visa nacionalizar as Centrais de Libra, iniciativa que existe em alguns estados e cidades. As centrais permitem que a pessoa surda possa acessar qualquer serviço público fazendo uma ligação e tendo um intérprete de Libras que ajude na intermediação”, afirmou.
No Brasil, cerca de nove milhões de pessoas apresentam alguma deficiência auditiva. Para o parlamentar, as Centrais da Libras irão dar dignidade e acesso a direitos das pessoas com deficiência.
“Imagina você ir no posto de saúde e o médico não entender o que você está falando? Ou você ir na escola matricular o seu filho e a diretora não entender o que você está falando. Ou você não comunicar para emissão de um documento simples? É isso que acontece diariamente com mais de 2 milhões de brasileiros que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. Precisamos mudar essa realidade”, afirmou.
O projeto prevê às pessoas com deficiência auditiva, surdocegos e surdos a garantia ao direito inalienável de comunicação plena e de acesso aos serviços públicos e à cidadania.
“É preciso garantir que os estados e municípios tenham o apoio técnico e recursos da União para implantar os suas centrais de interpretação de Libras e garantir que a linguagem brasileira de Sinais leve acessibilidade e inclusão para todos os serviços públicos do país”, concluiu o parlamentar.
Deixe um comentário