Recife, 6 de maio de 2016 – Com o intuito de conscientizar os motoristas, motociclistas e pedestre sobre a boa convivência com os ciclistas, o programa Pedala PE, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, participa da campanha educativa Maio Amarelo, promovida pelo Detran-PE. A partir do dia 14 de maio, serão distribuídas folheterias para mobilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de conduzir o veículo com mais responsabilidade. O material pontua algumas dicas para os motoristas garantirem a segurança do ciclista no trânsito. No dias 14 e 28 de maio, serão realizadas duas blitz na Avenida Agamenon Magalhães para distribuição dos panfletos e instruções aos públicos alvo da campanha.
Entre os pontos destacados na folheteria estão a necessidade de 1,5m de distância entre o carro e a bicicleta, utilização de sinal de alerta para fazer curva, não utilizar celular no trânsito e atenção nas ultrapassagens e conversões. “Este tipo de ação é muito importante para lembrar aos motoristas sobre a necessidade de se conviver em harmonia com as bicicletas e com os pedestres. Toda a população precisa se mobilizar para que haja um bom convívio no trânsito. Estamos vivendo em uma realidade em que a bicicleta estará cada dia mais presente no nosso dia a dia”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
Com a finalidade de formar os motoristas e ciclistas do futuro, ainda serão realizadas ações nas escolas, com peças teatrais em que a Magrela será a atriz principal.
MAIO AMARELO – Ação criada pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, que tem por objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito, mobilizando as pessoas para discutir o tema e promover a conscientização para um motorista mais responsável e que dirija com segurança. Conta com a parceria de órgãos de trânsito, da Companhia de Trânsito e Transporte – CTTU; do Batalhão Policiamento de Trânsito – BPTRAN; Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV; Polícia Rodoviária Federal – PRF; Departamento de Estrada e Rodagem – DER; Operação Lei Seca – OLS, Secretaria de Saúde, além da Empetur e Secretaria de Turismo Esportes e Lazer – Seturel-PE.