A Prefeitura do Recife vai transformar o Centro Público de Casa Amarela em um polo de formação de mão de obra qualificada para toda a cidade. O equipamento, localizado na Avenida Norte, passará por uma grande requalificação, iniciada nesta sexta-feira (24) com a presença do prefeito Geraldo Julio. Após a obra, o centro, que terá capacidade de acolher 1.200 alunos distribuídos em 18 novas salas de aula, passará a emitir carteiras de trabalho. A intervenção incluirá ainda a construção de um auditório com 100 lugares e do primeiro restaurante-escola público do Recife.
Com a requalificação, orçada em R$ 1,2 milhões, os pontos de atendimento da Defesa Civil, Todos Com a Nota e Junta de Alistamento Militar, que já funcionam no endereço, ganharão uma melhor estrutura para atender os recifenses. A Secretaria municipal de Juventude e Qualificação Profissional também passará a funcionar no centro público.
O prefeito ressaltou a melhoria na prestação dos serviços à população. “Esse espaço será referência porque é muito conhecido e de fácil acesso. A criação da Secretaria de Juventude, feita no início do nosso governo, se consolida mais ainda agora. A Prefeitura disponibilizará para a população um conjunto de equipamentos que vão garantir uma formação mais eficiente”, destacou Geraldo Julio. As aulas dos cursos profissionalizantes começarão em agosto deste ano.
Instalado em um terreno de 1.952 m², próximo à subida para o Morro da Conceição, o Centro Público de Casa Amarela receberá os serviços de pintura, modificação de toda a parte elétrica; além de acabamento e reordenamento das salas. Em seguida, o espaço ganhará novas mesas, cadeiras e computadores. A reforma estrutural será concluída em 60 dias.
Secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes destacou que os cursos profissionalizantes serão focados na demanda do mercado de trabalho. Para identificar os temas, a Prefeitura fará uma pesquisa de demanda de mercado, a partir de julho. “Estamos aqui para fazer o sistema público de emprego funcionar. Esse será, sem dúvida, um centro estratégico de formação profissional”, afirmou.
RESTAURANTE – O primeiro restaurante-escola do Recife terá capacidade para atender até 96 pessoas por refeição e ainda servirá como unidade de capacitação. Através de uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o espaço ofertará formação para cerca de 20 pessoas por turma, em áreas como hotelaria e gastronomia. A ideia é que os atuais funcionários do restaurante que já funciona no local e os comerciantes do entorno sejam treinados para manusear melhor os alimentos.
O novo restaurante vai aproveitar a cozinha industrial que já existe no centro e cobrar preços populares pelas refeições. O valor arrecadado será destinado ao próprio custeio da iniciativa. Hoje, o restaurante produz alimentos exclusivamente para as unidades de assistência social do município. O empreendimento ganhará um novo fogão industrial, novas panelas; talheres; mesas e cadeiras. A expectativa é que, até o final do ano, o local já esteja aberto ao público.
Geraldo Julio enalteceu a implantação do equipamento como uma forma de fortalecer o polo gastronômico da cidade. “O Recife já é hoje o terceiro polo gastronômico do País; tem muitas vagas sendo ofertadas nos restaurantes, nas lanchonetes, o tempo inteiro. Mas só entra quem tem a qualificação, principalmente nos grandes restaurantes. Os jovens, com a oportunidade de passar aqui, ganharão a chance de entrar em um mercado de trabalho novo”, argumentou.
Deixe um comentário