SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE – A inspiradora história da pequena Rivânia Rogéria dos Ramos Silva, de apenas oito anos, ajudou o Governo de Pernambuco a antecipar um processo que estava em planejamento para a reestruturação dos acervos literários das escolas atingidas pelas enchentes da semana passada. Nesta segunda-feira (05.06), o governador Paulo Câmara visitou o distrito de Várzea do Una, neste município, para conhecer e a menina que escolheu seus livros como os bens mais importantes para salvar após a enxurrada. Na ocasião, Paulo anunciou a entrega de kits para todas as escolas que tiveram suas bibliotecas afetadas.
Rivânia foi a primeira criança a ser beneficiada pela ação. Ela recebeu 80 publicações e a sua escola, Municipal Várzea do Una, outros 150 livros. “Eu fiz questão de vir conhecer essa menina bonita, que nos emocionou na última semana. Rivânia nos inspirou, e nós antecipamos uma ação já pensada na semana passada. Vamos realizar essa distribuição de livros em todas as bibliotecas das escolas estaduais e municipais prejudicadas, porque nós entendemos a importância de, cada vez mais, incentivar a leitura e motivar a educação”, destacou Paulo.
O governador ressaltou também os esforços da administração estadual para a recuperação dos municípios. “A gente sai daqui, hoje, de São José da Coroa Grande, na certeza de que temos muito o que fazer. Precisamos recuperar as escolas, as casas, as estradas e tudo o que foi destruído pelas chuvas que atingiram a Mata Sul e parte do Agreste. Mas saímos também felizes, porque pudemos ver o futuro de uma nova geração de pernambucanos que, com certeza, vai fazer a diferença através da educação”, afirmou.
A Secretaria Estadual de Educação está realizando um levantamento para o cadastro das unidades educacionais que necessitam desse material. A quantidade de livros enviada pode variar de acordo com a demanda de cada localidade, como explica o secretário da pasta, Frederico Amâncio. “Estamos trabalhando na construção desse planejamento, observando a peculiaridade de cada situação”, pontuou.
Ainda assustada com a grande repercussão de seu ato, Rivânia trata com naturalidade sua paixão pelos livros. “Minha avó mandou eu pegar rápido as coisas mais importantes, e eu peguei a bolsa com meus cadernos e livros. Eu gosto de ler e quero ser professora quando crescer”, confessou, afirmando que sua matéria preferida é matemática. A estudante esta matriculada na 3ª série do Fundamental I. “Meu futuro está dentro dos livros”, completou Rivânia.
A Paixão pelo estudo é incentivada também pelos avós, com quem mora a pequena futura docente. “Eu torço pela vitória dela. Como ela quer ser professora, vai ter que continuar estudando muito, lendo muito para conseguir o que sonha. E esses novos livros chegaram em boa hora. Ela ficou muito feliz”, contou a avó materna, dona Maria Ivone da Silva, de 67 anos.
OPERAÇÕES PRONTIDÃO – Dando continuidade às visitas aos municípios afetados pelas enchentes, o governador aproveitou a sua passagem por São José da Coroa Grande para ir ao vizinho município de Barreiros. Na cidade, Paulo vistoriou os pontos mais críticos afetados e coordenou ações estratégicas para o andamento dos serviços assistenciais oferecidos no local.
JOSE PINTO DA SILVA diz
o governador paulo camara pode ter cometido muitos erros no seu governo principalmente na area de segurança publica desprestigiado de uma forma geral os servidores publicos do estado em especial a policia militar mais ele tem um grande defeito nos demostra ser uma pessoa seria e honesta mais como vemos a situaçao sofrida e tragica das familias sofridas na regiao sul agreste e zana da mata estamos a poucos dias do inicio do inverno como o governo do estado muito pouco fes no estado para evitar catastrofe e as prefeituras tambem nada fizeram seja do psb e de todos os partidos com certesa as situaçoes difices no estado vai se prolongar e sera devassador em todo estado e tambem na regiao metropolitana espero que o governador consiga fazer pelo menos agora o quer nao fes em mais de 2 anops do seu governo eu acredito que o governo dele sera de um so mandato pos a populaçao mesmo que ele consiga resover parte dos problemas atuais sera muito dificil ele conseguir se reeleger nas proxiams eleiçoe foram muitas mentiras acoontecidas no governop passados e muita gente foram enganados no periodo das eleiçoes por gente que fazia parte da campanha do governador poristo sera dificil ele se reeleger nao a como enganar m,ais a populaçao muita coisa pode vir a tona e isto com certesa vai fazer a populao pensar duas veses antes de dar credito novamente ao psb.