As obras do artista pernambucano Abelardo da Hora serão exploradas durante o próximo Passeio de Sensibilização Turística, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. Os dois tours acontecem nos primeiros sábados do ano, dias 4 e 11 de janeiro, e foram intitulados de “Mural e Esculturas de Abelardo da Hora nos Parques e Praças do Recife”.
Este circuito vai homenagear o escultor, ceramista e desenhista, natural de São Lourenço da Mata, Abelardo da Hora, de 89 anos. O tour garante visita ao ateliê do artista, espaço que está localizado na rua do Sossego, no Centro do Recife. Abelardo da Hora realiza denúncias sociais e lirismo, por meio de sua arte, expressados em esculturas de corpos femininos, além de monumentos em memória de fatos históricos e manifestações culturais.
O roteiro conta com demonstrações dessas obras de arte, como: “O Sertanejo”, na Praça Euclides da Cunha, no bairro da Benfica; “Vauthier” e “Monumento aos Heróis de 1817”, na Praça da República, no bairro de Santo Antônio; “Enéas Freire e o Galo da Madrugada” e “Monumento à Restauração Pernambucana”, localizados na Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José; “Monumento a Zumbi dos Palmares”, na Praça do Carmo, no Centro; “Memorial do Frevo”, na Rua da Aurora, em Santo Amaro; o “Monumento ao Maracatu”, na Praça Vital de Negreiros e o “Mural Nabuco e a Abolição”, localizados em frente à Praça Joaquim Nabuco, no bairro de Santo Antônio; e, por fim, também será apreciada as esculturas “Cantadores” e “O Vendedor de Caldo de Cana”.
A saída para o passeio será às 14h, da Praça do Arsenal. Os participantes contarão com a estrutura de um ônibus com ar-condicionado e acompanhamento de guias de turismo. Os interessados em participar devem fazer o cadastro pelo telefone (81) 3355-8605, nas sextas-feiras que antecedem o projeto (3 e 10 de janeiro), a partir das 8h. As vagas são limitadas e os interessados devem também levar 1 kg de alimento não perecível que serão doados para instituições de caridade.
Deixe um comentário