
A iniciativa em parceria com a Neoenergia tem a intenção de promover eficiência energética e práticas sustentáveis
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o Parque Estadual de Dois Irmãos promoveu uma capacitação para seus colaboradores sobre gestão de resíduos. A iniciativa realizada em parceria com a Neoenergia abordou as características da coleta seletiva e os benefícios que o descarte correto de resíduos trás para a sociedade.
“Segundo dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, Abrema, o Brasil recicla apenas 4% do seu lixo. Por essa razão é de extrema importância incentivar nossa equipe a realizar práticas sustentáveis e que promovam a educação ambiental e o apoio da Neoenergia está sendo muito importante para planejar um projeto voltado à gestão de resíduos do Parque”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental do Parque, Nathália Bandeira.
O encontro iniciou com a Coordenadora de Processos do Projeto Vale Luz, Aline Diniz, explicando o conceito da coleta seletiva, quais os tipos de materiais que servem para a reciclagem e como realizar o descarte corretamente.
Em seguida, foi apresentada a proposta do projeto “Vale Luz”, da Neoenergia, que oferece descontos na conta de energia para aqueles que aderem à coleta seletiva. O programa aceita materiais como papel, plástico, vidro e metal em troca de crédito em sua fatura.
“A ação, parte do programa CapacitAqui, além de instruir os participantes sobre o tema, possibilita que eles entreguem materiais recicláveis em troca de descontos na conta de energia”, explica Nathália Bandeira.
A parceria estabelecida entre o Parque e a Neoenergia traz benefícios aos colaboradores, como também aos visitantes do Parque. A partir de 8 de março, a Neoenergia disponibilizará um ponto de apoio todos os sábados, no Parque Dois Irmãos, das 09h às 12h, para receber os resíduos dos visitantes. Ela também oferecerá ações complementares, como a troca de lâmpadas antigas por modelos com maior eficiência energética para o público que está incluso na tarifa social. Esta parceria entre as instituições além de promover práticas sustentáveis que beneficiam a todos, promovem a conservação do meio ambiente.
Deixe um comentário