Em discurso na Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) demonstrou preocupação a respeito da emergência de saúde pública internacional, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido ao surto de mpox, doença conhecida como varíola dos macacos.
“Foram registrados 16 mil casos no mundo, com cerca de 700 no Brasil. São números que chamam a nossa atenção. As entidades internacionais se pronunciam com propriedade sobre o assunto e é dever do poder público, responsável por cuidar da saúde da população, antecipar-se e trabalhar em conjunto para erguer barreiras contra a epidemia!”, argumentou o parlamentar.
Gilmar Júnior, enfermeiro e cientista da saúde, protocolou o Projeto de Lei 2179/2024, criando uma política de atenção ao enfrentamento da doença. A proposição traz diretrizes para as gestões de saúde, as unidades públicas e privadas, os profissionais da área e toda a população.
“Outra pandemia pode chegar! Por isso é tão importante que esse PL tramite com celeridade na Alepe. É o primeiro, dentre as Assembleias do Brasil, que traz essa matéria”, destacou o propositor.
Deixe um comentário