As eleições municipais terão uma peculiaridade este ano que será a consolidação das redes sociais na definição do processo eleitoral, o evento será uma continuidade do que vimos em 2018 com a eleição do presidente Jair Bolsonaro e diversos candidatos que estavam lhe apoiando para os cargos de deputado, senador e governador.
Com a Covid-19, o que era uma opção se tornou uma necessidade, aquele postulante que não estiver presente nas redes sociais dificilmente logrará êxito em sua empreitada. Diante deste cenário decidimos observar a presença dos postulantes nas redes sociais, levando em conta as mais impactantes, Facebook, Instagram e Twitter para saber quem está mais presente nelas.
O deputado federal João Campos (PSB) aparece no Facebook com 69.876 curtidas e 84.451 seguidores. No Instagram o socialista aparece com 151 mil seguidores, enquanto no Twitter surge com 4 mil seguidores.
A deputada federal Marília Arraes (PT) aparece no Facebook com 123 mil curtidas e 141 mil seguidores. No Instagram a petista aparece com 67 mil seguidores, enquanto no Twitter surge com 32 mil seguidores.
O deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) aparece no Facebook com 188 mil curtidas e 197 mil seguidores. No Instagram o nome do Cidadania aparece com 34 mil seguidores, enquanto no Twitter surge com 34.435 seguidores.
O ex-ministro da Educação Mendonça Filho (Democratas) aparece no Facebook com 235 mil curtidas e 236 mil seguidores. No Instagram o democrata aparece com 31 mil seguidores, enquanto no Twitter surge com 59 mil seguidores.
A delegada Patrícia Domingos (Podemos) aparece no Facebook com 6.076 curtidas e 6.816 seguidores. No Instagram a delegada aparece com 25 mil seguidores, enquanto no Twitter não possui nenhuma conta.
O deputado estadual Alberto Feitosa (PSC) aparece no Facebook com 11.414 curtidas e 24.913 seguidores. No Instagram o social cristão aparece com 15 mil seguidores, enquanto no Twitter tem 530 seguidores.
O deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) aparece no Facebook com 15.060 curtidas e 33.171 seguidores. No Instagram líder da oposição na Alepe aparece com 10 mil seguidores, enquanto no Twitter tem 85 seguidores.
O destaque no Instagram é do deputado João Campos, que lidera com folga em relação aos seus adversários, já no Twitter e Facebook o campeão é Mendonça Filho, que surge com números bem acima de seus adversários.
É importante salientar que ter maior número de curtidas e seguidores não é sinônimo de que todos aqueles que estão acompanhando o postulante votarão nele, mas a presença maciça nas redes sociais fará do postulante um candidato com maior condição de conquistar os votos de opinião. Portanto, é de fundamental importância que os pretendentes da prefeitura do Recife não só tenham forte presença nas redes sociais como consigam gerar conteúdo que cause engajamento, que será a palavra de ordem nas eleições deste ano.
Deixe um comentário