É comum, nos finais de semana e feriados, famílias inteiras aproveitarem as praias no litoral de todo País, em busca de lazer e diversão gratuitas. As crianças, como de costume, exigem dos pais maiores cuidados, que vão desde o uso do protetor solar até a área de banho em que os pequenos irão ficar. Tendo em vista a grande concentração de pessoas nestes espaços, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes criou a Operação Anjos da Guarda, no intuito de garantir segurança aos menores de 10 anos que frequentam a orla do município. No próximo fim de semana e na segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, as equipes dos Anjos da Guarda estarão com a tenda montada no orla de Piedade, próximo à Igrejinha de Piedade, das 8h às 17h, distribuindo pulseiras de identificação e sacolas para que o lixo produzido pelos banhistas seja armazenado. O local é conhecido por ter a maior movimentação de pessoas.
A operação faz parte do programa Jaboatão em Ordem, que rege todas as ações que envolvem a ordem pública e a segurança cidadã no município.
Na pulseira, são colocados o nome da criança e o telefone do responsável. A medida facilita o resgate dessas crianças, caso elas se percam de seus pais ou responsáveis.
Pessoas com deficiência também recebem a pulseira. Equipes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente (GAMA) e do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT) auxiliam nesta operação. No último feriado de Sete de Setembro, foram cadastradas 1896 crianças em toda a orla do município e distribuídas 1426 sacolas.
A Operação Anjos da Guarda conta também com o trabalho voluntário dos próprios moradores do município, que se envolvem em diversas ações promovidas pela Prefeitura, através do Núcleo do Voluntariado. Os voluntários podem participar de atividades, eventos e campanhas desenvolvidas pela Prefeitura em diversas áreas, como saúde, meio ambiente e direitos humanos, além de campanhas educativas e ações pontuais.