A tarde desta segunda-feira (29) foi marcada pela recepção da OAB-PE aos 47 novos magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A comitiva foi conduzida pelo presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, que ressaltou a relevância das prerrogativas profissionais e enfatizou o compromisso da Ordem com o Estado Democrático de Direito.
A visita teve como propósito apresentar as instalações da seccional pernambucana e promover um diálogo entre as instituições, fortalecendo os vínculos entre a advocacia e a magistratura. Além do presidente, participaram da recepção a vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; o diretor tesoureiro e coordenador estadual do sistema de prerrogativas, Carlos Barros; e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Max Maciel.
Durante o encontro, Fernando Ribeiro Lins reiterou a busca constante pela aproximação entre os poderes Judiciário, Legislativo, Executivo e Ministério Público. Destacou a relevância das prerrogativas no exercício da advocacia e sublinhou o papel da OAB-PE na defesa do Estado Democrático de Direito. A vice-presidente Ingrid Zanella enfatizou a importância de um trabalho colaborativo, onde advocacia e magistratura caminham juntas na busca pela efetivação da Justiça.
O diretor tesoureiro Carlos Barros, coordenador do sistema estadual de prerrogativas, deu as boas-vindas aos novos juízes e enfatizou o compromisso da OAB-PE com o diálogo na defesa das prerrogativas, destacando a importância do bom senso nesse contexto.
O grupo de magistrados integra o Curso de Formação Inicial para Magistrados, voltado para os 49 juízes e juízas substitutos de 1ª Entrância que tomaram posse em dezembro de 2023. As aulas, com base no modelo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), incluem o desenvolvimento de competências administrativas, sociais e reflexivas, além da compreensão do contexto sociocultural, econômico e político do Estado.
O curso tem como propósito consolidar posturas críticas, éticas, reflexivas, humanísticas, independentes, proativas e comprometidas com o interesse público. Até o mês de março, os magistrados participarão de aulas que abordam temas essenciais para a atuação na magistratura, promovendo uma formação sólida e alinhada com os princípios do sistema judiciário.
O evento contou ainda com a presença do presidente da OAB Ouricuri, Adérito Aquino; e do presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano, fortalecendo o diálogo e a integração entre as diversas instâncias da advocacia pernambucana.
Deixe um comentário