Eleito para o biênio 2013-2014, Vicente André Gomes está no sétimo mandato como vereador do Recife e pela primeira vez na vida preside a Câmara Municipal. Assim como as demais Casas Legislativas, a Casa José Mariano é improdutiva, obsoleta e cara demais.
É estarrecedor saber que a Câmara do Recife possui apenas 23 funcionários em todo seu corpo técnico. Isso contribui ainda mais para que a Casa seja apenas um anexo da prefeitura, seja quem for o mandatário.
Além do mais, a sua localização se tornou inviável por estar num local sem estacionamento, com instalações velhas por se tratar de um prédio tombado pelo patrimônio histórico, etc. É aí onde entra o desafio do presidente Vicente André Gomes.
A construção da Nova Câmara do Recife não é algo supérfluo mas sim necessário. O local não poderia ser outro, a não ser o terreno ao lado da sede da prefeitura do Recife, que é amplo, próximo da mesma e o melhor: sem custo para o erário. A Câmara do Recife atualmente mal comporta os 39 vereadores, imagina as assessorias, a imprensa e o principal, o povo? Não dá pra continuar do jeito que está.
Um outro desafio, até mais importante do que a construção da Nova Câmara, é a criação de um corpo técnico a altura de um Legislativo eficiente e que possa contribuir efetivamente com o Executivo. A proposta de Vicente de abrir concurso público para assessorar melhor as comissões é simplesmente imprescindível. A Assembleia Legislativa também sofre deste mal, possui, salvo engano 210 funcionários no seu corpo técnico.
Ampliar esse corpo técnico na Câmara do Recife significa abrir concurso público e com isso fará com que gente qualificada entre pela porta da frente da Casa e possa contribuir efetivamente com a cidade.
Do jeito que está não dá pra continuar.
Joao Justo diz
Porque não falar da escolha do Senhor Liberato Costa Junior para assessor especial, não devemos fazer vista grossa com uma pessoa que esta de cama e que assumir cargo publico, é uma grande desonestidade com os cofres públicos, e com o povo que está pagando para o decano ficar em casa, vamos ver quantas vezes o Sr. Liberato vai por os pés na casa José Mariano quero ver ele ir assumir este cargo é uma vergonha que o Tribunal de Contas ou Ministério Publico ou mesmo a OAB não tome uma providencia.