Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, Felipe Valença, presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), deixou claro que o desenvolvimento do interior de Pernambuco é uma das prioridades do Governo do Estado para alavancar a economia pernambucana.
“Nunca teremos um Estado desenvolvido se não tivermos um carinho e atenção grande pelo interior de Pernambuco. Por conta disso, estamos colocando aqui temas prioritários, como é o desenvolvimento do Pólo do Araripe, e em breve teremos anúncios importantes de investimentos na região do Agreste”, disse Valença.
Segundo o gestor da Copergás, quando não existe uma malha de infraestrutura adequada em algumas regiões no interior de Pernambuco, a indústria não tem um ambiente para se desenvolver para lá.
“Por exemplo, hoje, nossa malha de gás termina no município de Belo Jardim, por conta das Baterias Moura. A gente tem o projeto agora de levar o gás até Arcoverde e com essa extensão a gente permite que novas empresas, que já estão instaladas, possam ter acesso ao gás natural. Se trata de um energético de muita qualidade, que é primordial para a indústria de alta queima, como é o caso da Moura, da Fiat, por exemplo. Indústrias com esse perfil podem ter interesse de se instalar em regiões diferentes – e não só estarem aqui no Litoral pernambucano”, reforça Felipe.
“Hoje a gente já tem, obviamente, investimentos no interior, como em Petrolina e Garanhuns, que não dependem da nossa rede de gasoduto que, como falei, termina em Belo Jardim. Então a gente monta uma rede local, onde montamos uma estação de regaseificação, levamos o gás em estado líquido e nessas regiões a gente consegue atender os municípios. É esse formato que a gente vai levar para o Araripe, que antecipa a demanda e conseguimos ter um centro de urgência para entregar o gás antes de montarmos o gasoduto. A chegada do gás vai nessa linha do senso de urgência, de entrega imediata e a partir de julho teremos o nosso primeiro cliente ligado e começaremos o nosso investimento para que no próximo ano tenhamos duas unidades de regaseificação, uma em Trindade e outra Araripina para atender as principais empresas da região com uma matriz energética limpa”, pontua o presidente da Copergás.
Deixe um comentário