A Prefeitura do Recife passou a contar, nesta quinta-feira (19), com um equipamento que reforçará a prestação de serviços em áreas importantes da gestão. Inaugurado pelo prefeito Geraldo Julio, o novo Centro de Operações da PCR ajudará a criar espaços seguros no entorno de escolas municipais e dos parques da Jaqueira e 13 de Maio, através de imagens captadas por 40 câmeras de videomonitoramento instaladas em 13 bairros. Localizado no 1º andar do edifício-sede do Executivo Municipal, o centro também será um importante instrumento para a construção de soluções para destravar o trânsito na cidade e no planejamento de ações de ordenamento urbano.
Todas as informações do novo Centro de Operações da PCR serão compartilhadas com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) e com a central da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Até o final do ano, a Prefeitura vai instalar mais 60 câmeras de videomonitoramento com a meta de ampliar a cobertura no município. Ao fim dos quatro anos de gestão, serão 400 equipamentos do tipo em toda a cidade. O ato de inauguração realizado hoje foi prestigiado por diversas autoridades, a exemplo dos secretários estaduais Wilson Damázio (Defesa Social) e Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão).
O prefeito ressaltou que o papel do novo Centro de Operações é ampliar a atuação do Pacto Pela Vida do Recife. “Temos aqui a visualização das 519 câmeras do Estado, em uma ação integrada para melhorar a segurança, mobilidade e controle urbano”, pontuou Geraldo Julio, destacando a instalação das 40 câmeras pela PCR. “São as primeiras que a Prefeitura colocou no Recife”, lembrou. O centro ainda terá acesso aos 39 equipamentos da CTTU.
Para implantar o centro e instalar as 40 câmeras, a Prefeitura do Recife investiu R$ 1,8 milhão, fruto de um convênio com o Ministério da Justiça. As câmeras possuem infravermelho, giro de 360º horizontal e 270º vertical; e armazenam até 30 dias de gravação. As imagens captadas serão monitoradas por 16 guardas municipais, divididos em quatro turnos, que foram capacitados para identificar situações onde sejam necessárias intervenções da Prefeitura ou das polícias. Ao registrar alguma ocorrência, os operadores acionarão equipes da própria corporação, da Polícia Militar ou do Samu.
Sobre a integração entre Estado e Município, o secretário Wilson Damázio enalteceu a possibilidade de compartilhamento das imagens. “Sempre buscamos o apoio e a parceria da Prefeitura do Recife, que, agora, mais uma vez, se materializa em uma ação conjunta; que vai somar para a segurança e para os serviços públicos da cidade. Assim, a Prefeitura poderá ver o que pode ser melhorado, tanto quanto nós”, enfatizou.
“Essas câmeras que instalamos têm o olhar também para o ordenamento urbano da cidade, a questão da limpeza, espaços públicos, parques, praças e entorno das escolas municipais. Essas são as primeiras. Até o final da gestão serão 400, que vão ajudar o Recife a ser uma cidade com maior número de monitoramento do perímetro urbano do Brasil”, afirmou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.
COMPARTILHAMENTO – Em março, Prefeitura e Estado firmaram um convênio de cooperação técnica para compartilhamento de imagens da CTTU e Ciods. A parceria integrou a ação das câmeras das duas entidades, totalizando 558 equipamentos do tipo atuando em conjunto.
Deixe um comentário