Na última semana, o Garbos Trade Hotel, em Mossoró, foi palco da Assembleia Geral que oficializou a institucionalização da Aliança do Oeste, transformando-a na Federação das Instituições de Desenvolvimento da Região Oeste do Rio Grande do Norte (FIDRO-RN). O evento reuniu representantes de 14 entidades regionais com o objetivo de integrar esforços para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural do Oeste potiguar, com ênfase no turismo, artesanato, sustentabilidade e empreendedorismo.
Agora como FIDRO-RN, a federação tem a missão de consolidar a região como um polo de destaque no cenário nacional e internacional. Suas ações estratégicas incluem o estímulo ao ecoturismo e turismo de experiência, o fortalecimento do artesanato local, a promoção de eventos culturais e empresariais, o incentivo à inovação tecnológica e a implementação de iniciativas voltadas à inclusão social e sustentabilidade. A criação da federação contou com o apoio do Sistema OCERN (OCERN/SESCOOP-RN), que já havia firmado um termo de cooperação em 2024.
A diversidade das áreas contempladas na federação é representada por entidades que atuam em turismo, artesanato, inovação e empreendedorismo. Durante a Assembleia, foi eleita a Diretoria Executiva da FIDRO-RN, liderada por Salomão Medeiros, do Projeto Lajedo do Rosário. Outros nomes de destaque na diretoria incluem Marcello Bernardo (ACEMA), Márcia Oliveira (CNARTS) e Hilquias Barros (Simbiose), reforçando o compromisso com uma gestão colaborativa.
Com uma visão integrada e focada no desenvolvimento sustentável, a FIDRO-RN busca atrair investimentos e fortalecer a economia e a cultura local. A assinatura do Protocolo de Intenções com o Fórum Diálogos e a participação de instituições convidadas, como a Associação Apodiense de Artesanato e Artes Manuais (APOART), ressaltam o comprometimento com iniciativas que valorizem a tradição local, promovam avanços em inovação e garantam impacto positivo para municípios como Mossoró, Apodi, Areia Branca, Tibau e Martins.
Deixe um comentário