
Pela programação, está previsto curso de capacitação para médicos e profissionais do setor de saúde da ilha ministrado por profissionais do SAMU do Distrito Federal, entre eles, a psicóloga e fomentadora, que tem lutado para promover debates sobre saúde mental, a doutora Andrea Chaves, que atualmente tem um trabalho expressivo no Brasil e no SAMU-DF atuante no Núcleo de Saúde Mental (NUSAM) que é o primeiro projeto do gênero no Brasil. ”Investir em políticas públicas para Saúde Mental e lançar sementes promissoras no solo da qualidade de vida é muito importante. Compreender que nos serviços de urgência a demanda de atendimento em saúde mental é grande faz com que sejam latentes as necessidades de ações de psicoeducação para trabalhadores da saúde, educação e segurança, pois em algum momento podem ter necessidade de mediar uma crise”, afirma Dra Andrea.
Após a capacitação dos profissionais, a Administração Geral da Ilha, por meio da Coordenação de Saúde e a unidade do SAMU-FN, criará o primeiro Núcleo de Saúde Mental do SAMU no Nordeste brasileiro. “Conheci o trabalho do SAMU do Distrito Federal após palestras de doutora Andrea Chaves pelo Brasil, com dados e números que impressionam quando o assunto é salvar a vida daqueles que estão passando por momentos de fragilidade emocional. A Saúde mental é um tema que é urgente, é sério. E quanto mais conhecimento se tem, melhor. Que Noronha seja exemplo, e a partir deste momento, outras cidades e estados do Nordeste abracem essa ideia”, defende o deputado estadual Diogo Moraes, articulador da ação junto à Administração da Ilha e ao SAMU-DF. O parlamentar é também coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação na Alepe.
Diogo menciona o importante papel do Diretor do SAMU-DF Dr. Alexandre Garcia que desde o início de sua gestão apoiou o Núcleo de Saúde Mental. Em outubro de 2019 o Deputado Diogo foi pessoalmente a Brasília conhecer o modelo com o objetivo de trazer para Pernambuco e ver a dedicação do Dr. Alexandre, o que serve de inspiração para os demais diretores do SAMU no Brasil.
Além do curso, haverá ainda um aulão voltado para os jovens da ilha, aberto também para o público em geral, que será realizado no auditório da Escola Arquipélago, no dia 24 de 14h às 17h. “O curso de formação em atendimentos de urgência em saúde mental é de extrema importância, pois é uma forma de prestarmos muito mais atenção nas pessoas que enfrentam os desafios psicológicos. Por ser o primeiro mês do ano, onde as pessoas geralmente iniciam os projetos e rumos da vida, aproveitamos este momento para discutirmos sobre qualidade de vida e hábitos saudáveis. Já realizamos há alguns anos a campanha Janeiro Branco na ilha para reforçar cada vez mais o tema sobre os cuidados com a mente. Mas, o curso será um passo estruturante e fundamental, porque tem por objetivo implantar em Noronha o primeiro Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Nordeste, com a parceria do SAMU do Distrito Federal, pioneiro neste projeto. Com isso, iremos dar muito mais suporte para quem precisa de cuidados específicos relacionados à saúde mental”, afirma Guilherme Rocha, Administrador de Fernando de Noronha.
O objetivo final desde curso é gerar qualidade de vida para os moradores, reconhecendo que o ser humano é complexo, mas que a saúde mental, conforme preconiza a OMS, é pilar da qualidade de vida.
Deixe um comentário