Moradores da Rua Santa Helena, na Vila São Miguel, têm mais motivos para comemorar e iniciar 2025 com dignidade e conforto.
A Prefeitura do Recife entregou, no início da tarde desta terça-feira (31), mais uma obra de pavimentação e drenagem realizada pelo Programa Rua Tinindo. A Rua Santa Helena, situada na Vila São Miguel, no bairro de Afogados, foi beneficiada com um investimento da ordem de R$ 1.244.496,96, para garantir melhor fluxo e reduzir os alagamentos em época de chuva. A obra foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito do Recife, João Campos, participou da entrega e comemorou junto com os moradores do local.
“Para mim é um dia muito especial, porque passa um filme dos últimos quatro anos na cabeça”, disse o gestor. “E poder vir aqui, inaugurar essa obra, que é um símbolo do trabalho e investimento bem feito. O sentimento é de dever cumprido, e da certeza que em 2025 trabalharemos o dobro para entregar ainda mais. O tempo bom do Recife está só no começo e o próximo ano será ainda melhor”, afirmou Campos.
Os serviços já estão trazendo mais conforto para pedestres e motoristas da região. Foi realizada a implantação da rede de drenagem, de águas pluviais e pavimentação da rua, compreendida no trecho entre a Rua Djalma Honório e a Barão de Japaranã.
O trecho em questão abrange uma extensão aproximada de 560 metros em linha reta, contemplando diversas melhorias e intervenções estruturais. Entre as obras realizadas, destaca-se a instalação de 412 metros de rede de drenagem, fundamental para o adequado escoamento das águas pluviais. Além disso, foram pavimentados 1.491,68 m² em paralelepípedos, oferecendo maior durabilidade e segurança ao tráfego local.
A área destinada ao passeio público também recebeu atenção especial, com a execução de 997,27 m² em concreto, proporcionando conforto e acessibilidade aos pedestres. Complementando as intervenções de drenagem foram instaladas 28 caixas com grelha, 14 poços de visita retangulares e um poço de visita tipo gaveta, assegurando a funcionalidade do sistema de drenagem e saneamento.
Para a dona de casa Selma da Silva, de 61 anos, a diferença é inexplicável. “Não podia receber gente na minha casa. Quando chovia, a água, que era muito suja, tinha risco de entrar”, explicou ela, que vive na rua desde os oito meses de idade. “A gente esperou muitos anos. Minha mãe faleceu em 2017 e não viu a belezura que está agora. Estou muito grata”, falou.
As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 95 ruas e iniciadas em outras 64 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade. A implantação da rede de drenagem pluvial melhora a infraestrutura para garantir o escoamento eficiente das águas das chuvas, prevenir erosão do solo, proteger construções próximas e manter a segurança e funcionalidade da via mesmo em condições climáticas adversas.
Deixe um comentário