Rua Vereador Luiz Cavalcanti recebeu as melhorias dos dois programas, que requalificam totalmente campos e vias da capital pernambucana
A população recifense ganhou mais um espaço requalificado e pronto para a prática esportiva – além de uma via totalmente nova. O Campo do Banco, na Rua Vereador Luiz Cavalcanti, no bairro da Várzea, é o 15º reformado pelo programa Gramadão – com trecho paralelo beneficiado pelo Rua Tinindo. A iniciativa é da Prefeitura do Recife, com operacionalização pela Secretaria de Esportes, no campo, e pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), na rua. A inauguração ocorreu na manhã deste sábado (11), com a presença do prefeito João Campos.
“Mais uma manhã de sábado que estamos aqui inaugurando obra, o Gramadão do Campo do Banco e a rua ao lado, pelo Rua Tinindo, que agora está toda pronta. Vamos seguir fazendo o dever de casa, que é fazer obra pela cidade inteira, e fazer com qualidade”, frisou o prefeito. As obras na região do campo, com área total construída de 4.349,29 m², além da instalação de grama sintética, incluíram serviços de terraplanagem e drenagem. Também foram realizadas a construção de uma nova mureta, substituição das traves, portões e de todo o alambrado – incluindo pintura –, e instalação de dois portões.
“A gente vê aqui a emoção de todo mundo que está presente, como o futebol desperta isso. E esse Gramadão é uma área de convivência, um espaço de extrema qualidade que muitas vezes as pessoas pagam para utitilizar, mas que aqui é gratuito”, destacou Eriberto Filho, secretário de Esportes. “Esse ambiente é pra ser aberto à população, incentivar a prática esportiva, cuidar da saúde e, quem sabe, ser berço de futuros craques. Mas acima de tudo, trazendo o esporte como transformador de vidas”, disse.
Maria Fernanda, 10 anos, representando as jovens jogadoras, está empolgada com o novo espaço. “Faz muito tempo que eu já jogo, mas antes era barro, cheio de pedra, a gente caia e se machucava muito. Agora está otimo para jogar”, comemorou. Exausto dos machucões no antigo terreno, Renan Domingo, 12, agora é só elogios. “Antes a gente machucava muito os pés, por causa da terra. Quando caia, se arranhava muito. Agora está ‘filé’, a gente cai sem se preocupar. O campo está todo limpinho, tem mais nada. É só jogar”, continuou.
Outras 14 localidades já foram transformadas pelo projeto, começando pela Arena 1×1, no Ibura, na antiga praça do Lixão; seguido pela Vila Aliança, no Ipsep; o Campo do Jardim de Alá, na Imbiribeira; o da Campina do Barreto, no bairro homônimo; o do Bueirão, na Torre; o Parque do Caiara e na Coronel Furtado, na Iputinga; Vila Cardeal, em Areias; Campo do Onze, em Santo Amaro; Campo dos Milagres, no Ibura; Campo da Chesf e Roda de Fogo, ambos nos Torrões; o Campo do Coque; e o do Parque da Macaxeira.
*RUA TININDO –* A Rua Vereador Luiz Cavalcante recebeu pavimentação em paralelepípedo e implantação de rede de drenagem em um trecho de aproximadamente 240 metros. A obra contou com a execução de 897,54 m² de pavimentação, 22 m³ de calçadas em concreto, 12 poços de visita com tampão PRFV e 13 caixas de sarjeta com grelhas em polietileno. O investimento total foi de R$ 313.723,75.
Eliane de Santana, 68 anos, frisou que tanto a rua quanto o campo já mudaram a rotina da região. “Aqui era tudo emburacado, no barro, ninguém andava quando chovia. Mas agora, graças a Deus, não tem mais problema. Esse campo também ajudou muito, que a água não desce mais para o lado da casa da gente.”
O Programa Rua Tinindo, com investimento de R$ 91,3 milhões, requalificou 106 vias em uma área superior a 138 mil m². As obras incluem pavimentação, drenagem, novas calçadas, canaletas e meio-fio, com foco na otimização do escoamento das águas pluviais, prevenção da erosão do solo e melhoria da funcionalidade das vias.
Deixe um comentário