No segundo ano do Baile de Debutantes Solidário, promovido pelo programa de voluntariado e doações Amor Por Jaboatão, 40 meninas do município que participam desta edição ganharam nesta terça-feira (19) um curso de automaquiagem. A tarde especial foi acompanhada de perto pela primeira-dama Andrea Medeiros, que coordena as ações do Amor por Jaboatão.
A aula foi ministrada pela maquiadora Stephany Araújo, no Jardim de Luz Eventos, em Piedade. A programação encerrou com uma sessão de fotos no Monte dos Guarararapes e a prova dos vestidos das debutantes, momento muito aguardado por elas.
Estes são alguns dos momentos que antecedem a grande festa de 15 anos das meninas selecionadas. A edição de 2024 reúne 21 garotas típicas e 19 atípicas. Todas são alunas da rede municipal de ensino. As escolas participantes fazem parte do Juntos Pela Educação, do Governo de Pernambuco, e estão localizadas em todas as regionais do Jaboatão.
Este ano, o Amor Por Jaboatão conseguiu contemplar mais dez meninas, conquista celebrada pela primeira-dama Andrea Medeiros. “Diante de tantas ações que a gente tem realizado, fazemos o nosso Baile das Debutantes. Ano passado tivemos 30 meninas: 15 típicas e 15 atípicas. Este ano aumentamos para 40, tornando realidade o sonho dessas princesas, mostrando que é sim possível fazer a diferença nas vidas das pessoas. O baile é 100% com voluntariado e estamos abertos a receber doações”. Os interessados em candidatar-se para o voluntariado ou realizar doações podem acessar o site do programa https://amorpor.jaboatao.pe.gov.br/ ou o perfil @amorporjaboatao, no Instagram.
No fim da tarde, no passeio ao Monte dos Guararapes, o prefeito Mano Medeiros encontrou com o grupo e comemorou, como gestor, este segundo ano do Baile. “Uma alegria como prefeito participar desse momento, de estar aqui hoje com as nossas jovens debutantes. A gente fica muito feliz com esse projeto que tem dado tão certo. O caminho é esse: trabalhar com a população de Jaboatão para que mais meninas possam debutar com essa festa, no nosso município. É isso que a gente sempre busca, a alegria e a felicidade delas e das famílias”.
A alegria das meninas estava estampadas em seus rostos. “Há muito tempo sonhava em ter uma festa de 15 anos, desde pequenininha. Eu dizia: mãe, eu queria muito uma festa de 15 anos, e ela me respondia: calma, vai conseguir”, contou a aluna atípica Maria Eduarda Alayão, da Escola Municipal Professora Nazete Vieira de Lima. “Estou me sentindo muito feliz, muito contente de estar aqui nesse evento. Eu tinha sonhado com um baile de 15 anos”, contou Maria Vitória, outra aluna atípica, desta vez da Escola Municipal Poeta Castro Alves. “Meu sonho era ter uma festa de 15 anos, mas não tinha condições”, afirmou a debutante típica Ana Clara Barbosa, da Escola Municipal Gildo Veríssimo.
Enquanto as meninas estavam no curso, as mães participaram da palestra ‘Minha filha debutou: Reflexões e desafios da maternidade na segunda fase da adolescência”, realizada no auditório do Ambulatório Especializado Ensino-Serviço (AEES). O encontro refletiu sobre dilemas da maternidade nesta nova etapa da adolescência para as meninas.
Baile Solidário
A maquiadora Stephany Araújo, responsável pelo curso de automaquiagem desta terça-feira (19), afirmou se sentir honrada por trabalhar como voluntária no Amor Por Jaboatão. “Enquanto profissional da beleza, para mim é um momento muito importante, porque é o poder da transformação. A maquiagem tem esse poder de deixar você mais alegre, feliz, de até esquecer os problemas. Então, fazer parte é muito prazeroso”, expressou.
A grande noite está marcada para o dia 29 de novembro e terá início às 21h, no Clube dos Ferroviários, em Jaboatão Centro. As meninas realizam o sonho de uma festa completa de 15 anos, incluindo ensaio fotográfico, vestido e sandália, além da valsa com os cadetes do Exército Brasileiro.
Deixe um comentário