Os turistas dos vários lugares do mundo que visitarão o município do Ipojuca no período da Copa do Mundo contarão com o funcionamento de todos os serviços oferecidos pela Prefeitura para o período. Durante os jogos, quem estiver hospedado ou apenas circulando pelas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe, Serrambi, Muro Alto e Merepe, poderá usufruir de toda a estrutura que já existe nos demais dias do ano, porém, com um reforço do número de profissionais que aumentarão a oferta de serviços essenciais como os da saúde, infraestrutura e turismo.
Saúde – A rede de atendimento de urgência e emergência contará com reforços no quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem. As cinco unidades que prestam o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Serrambi, Porto de Galinhas, Camela, Hospital Carozita Brito (Nossa Senhora do Ó) e Maternidade Santo Cristo, trabalharão 24 horas para atender os casos de baixa complexidade. Os de média e alta complexidade serão encaminhados para os hospitais de referência na rede estadual. O SAMU funcionará com duas unidades básicas, uma avançada (UTI), uma voltada para o apoio rural e uma motolância. Os casos mais graves que demandarem mais urgência serão atendidos pela frota aérea, composta por dois helicópteros. A frota municipal ainda contará com três UTI’s móveis e duas ambulâncias para atendimento de baixa complexidade. O Corpo de Bombeiros também estará envolvido no esquema equipado com viaturas, carros contra incêndio e lancha.
A Vigilância à Saúde também atuará de forma intensa na Copa. Fiscais da Vigilância Sanitária vêm realizando monitoramento na rede hoteleira desde o ano passado. A Vigilância Ambiental também está atuando no monitoramento da qualidade da água que chega pelo porto de Suape. Já a Vigilância Epidemiológica intensificará as ações de controle de doenças endêmicas, principalmente vindas de outros países.
Infraestrutura – O balneário de Porto está pronto para receber os turistas, não apenas por conta da Copa, e sim, pelo próprio trabalho de requalificação que já vinha sendo feito pela prefeitura. A Praça das Esculturas recebeu os serviços de arborização, com a instalação de novos jardins, rampa de acessibilidade para facilitar a locomoção de cadeirantes à areia, construção de 12 novos banheiros públicos, sendo dois adaptados para pessoas com deficiência. Também foram requalificados 18 quiosques de alimentação. Um trecho de 200 metros de extensão da Rua da Esperança, que corta a Vila de Porto, está recebendo melhorias. O trabalho de paisagismo, construção de novos banheiros públicos, espaços de convivência, dentre outras ações que estão sendo realizadas na localidade irão garantir melhores condições de acolhimento aos turistas e moradores da região.
Serviços Essenciais – Durante a Copa do Mundo os serviços essenciais de Insfraestrutura continuarão sendo executados normalmente. A limpeza urbana em todo o município, como o recolhimento de resíduos e materiais sólidos acontecerão diariamente, assim como as atividades de melhorias na iluminação pública, como a substituição automática das luminárias que forem identificadas apagadas.
Segurança – A segurança está sendo reforçada com a chegada de bicicletas e quadriciclos que irão proporcionar maior mobilidade aos guardas municipais nas praias. Os novos equipamentos proporcionarão o acesso a lugares que antes somente carros poderiam chegar.
Bem Estar – A Secretaria de Bem Estar Social montou o Espaço de Proteção que funcionará acolhendo crianças e adolescentes durante os finais de semana no período da Copa do Mundo. O espaço funcionará em Porto, nos finais de semana dos meses de junho (13,14 e 15; 20,21 e 22; 27,28 e 29) e julho (4,5 e 6) das 9h às 16h, acolhendo crianças e adolescentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade. No espaço acontecerá atividades socioeducativas, oficinas, brincadeiras, jogos e um cine infanto-juvenil. O local contará com o apoio de seis educadores por final de semana, um coordenador e dois técnicos de apoio.
Decreto – A Prefeitura do Ipojuca divulgou, através do decreto municipal de número 136/2014, o expediente dos órgãos e entidades do poder executivo municipal durante a realização da Copa do Mundo deste ano, que terá início no próximo dia 12 de junho. Nos dias úteis em que houver jogos da seleção brasileira de futebol, o horário de funcionamento do Governo Municipal será das 8h ás 12h.
Nos dias em que as partidas serão disputadas em Pernambuco, o funcionalismo público atenderá em horário normal. Os serviços públicos essenciais serão garantidos à população, por meio de escalas ou plantão.
Deixe um comentário