O boom imobiliário proporcionado pelo crescimento de Pernambuco nos últimos anos fez muita gente investir em imóveis na planta visando a obtenção de lucro futuro com a valorização dos respectivos.
Muitas construtoras foram surgindo com propostas interessantes de financiamento direto com parcelas corrigindo apenas pelo INCC até a entrega da obra e algumas delas de médio porte decidiram construir mais do que sua capacidade financeira permitia.
Resultado: Atraso de obra, entrega com problemas de engenharia, prédios sendo entregues sem habite-se, sem convenção do prédio impossibilitando a formalização do condomínio, etc.
Atualmente não há muitas condições de dobrar o valor do imóvel comprado na planta como ocorreu até recentemente. Isso porque as construções já partem caras por conta da valorização do metro quadrado.
Por isso é recomendável visualizar antes de comprar algum imóvel na planta o histórico da construtora, visitando alguns empreendimentos já construídos e entregues. As vezes é melhor comprar um apartamento pronto que esteja com toda documentação garantida do que arriscar no incerto.
O fato do atraso do habite-se ou até mesmo a não saída do mesmo inviabiliza a revenda do imóvel, a transferência para o seu nome, dentre uma série de incômodos enfrentados por quem compra a construtoras sem know-how.
Outro problema a ser enfrentado é o tamanho das garagens, a circulação de veículos dentro do espaço do prédio, etc. Bem como o acabamento da obra. As vezes eles prometem uma coisa e na hora entregam outra, como cerâmicas de péssima qualidade, portas artesanais, etc.
No caso da formalização do condomínio, sem a tal convenção os moradores encontram uma série de dificuldades como a necessidade de contratar funcionários terceirizados, não ter força jurídica para cobrar os inadimplentes, dentre outras.
Por isso, recomenda-se prudência na hora de investir milhares de reais num empreendimento de alguma construtora desconhecida.
nivaldo albuquerque diz
Tenho amigos que compraram apartamento no edf. Castelo van gogh da construtora aparatto em boa viagem e estao de cabelo em pe, pois o edf. Tem varios problemas, principalmente de garagem, que nem cabe um carro direito e nao tem area suficiente de circulacao dos veiculos, como tambem o habite-se que nem tao cedo saira, pois com todos esses problemas a prefeitura nao devera ser inerente em conceder o tal, agora os proprietarios tao queixosos que adquirirao os imoveis pq nao buscao na justica a possibilidade de restruturacao das vagas como tbm da area de rolamento dos carros, como tbm um laudo junto a prefeitura para que o tal habite-se possa ser expedido e assim os proprietarios possam tirar mais um peso das costas.