Mais uma prefeitura vai implantar o modelo da plataforma Transforma Recife. Desta vez, Campinas (SP) será a cidade que vai usar o molde do site da capital pernambucana, que foi uma iniciativa pioneira no Brasil e funciona cruzando dados de pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações não governamentais. Na tarde desta quinta-feira (7), o prefeito Geraldo Julio recebeu o gestor municipal de Campinas (SP), Jonas Donizette, para apresentar detalhes da plataforma recifense, que no mês passado já foi implantado pela cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
“Hoje é um dia de muita alegria e satisfação, recebendo o prefeito Jonas, que vem fazendo uma bonita gestão lá em Campinas. Hoje ele demonstrou todo o interesse em implantar a plataforma Transforma na sua cidade, que aqui já é um sucesso de adesão, e tenho certeza que em Campinas esse programa vai ter também um sucesso muito grande, e proporcionar uma mudança muito efetiva na vida da cidade, que já é um lugar reconhecido por ter muitas entidades e ONG’s trabalhando. Fico muito feliz de ver que uma semente plantada aqui já está germinando, mudando e melhorando a vida das pessoas em outras cidades”, declarou o prefeito Geraldo Julio.
O projeto Transforma Recife já atingiu mais de 60 mil voluntários no Recife, com mais de 280 mil horas trabalhadas e 380 instituições beneficentes cadastradas. Decorrente do sucesso obtido no Recife, a plataforma também foi implantada pela prefeitura de Petrópolis (RJ), no mês de dezembro de 2015. O site é o primeiro projeto de voluntariado que foi lançado por uma prefeitura, e funciona como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse, onde os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado e em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados.
De acordo com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, as expectativas para a implantação do site são as melhores: “Este é um projeto que já tínhamos ouvido falar, teve uma boa repercussão. Temos uma rede muito forte do terceiro setor, e percebemos que esta plataforma dá uma oportunidade de ampliarmos esta rede, juntando parceiros, pessoas interessadas em ajudar os outros. O envolvimento do prefeito Geraldo Julio é especial e fundamental, pelo que percebemos. Como agentes públicos, temos que dar conta das nossas responsabilidades e além disso chamar as pessoas para estarem juntas pensando soluções para os problemas da nossa cidade. Poder aproximar as pessoas é importante, e este projeto faz isso. Estamos muito animados e desejosos que essa implementação seja um sucesso, como é aqui no Recife”, declarou.
Outro número importante atingido pelo Transforma Recife foi o de horas dedicadas ao trabalho voluntário, como destacou o coordenador do projeto, Fábio Silva. “Temos mais de 280 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário registradas no voluntariômetro do projeto, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães. Desde que foi lançada esta plataforma sabíamos que ia ser um projeto que ia inspirar o país. Em pouco tempo tivemos um grande sucesso, com 62 mil pessoas cadastradas, 380 instituições, e tudo isso fruto de uma grande força que estamos somando para fazer um Recife melhor”, concluiu.