Ampliar as relações comerciais entre Brasil com Cuba e Uruguai, fomentar o turismo de lazer e negócios e apresentar os projetos do país no setor de infraestrutura. Essa é a orientação do governo do presidente Lula e foram temas abordados nas reuniões realizadas entre o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, com os embaixadores de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo Castellanos; e do Uruguai, Guillermo Valles. Na primeira audiência com Adolfo Curbelo, o ministro lembrou que Cuba é um dos países que mais cresceram em movimentação comercial comparando com os demais. “Sob a orientação do presidente Lula, nós queremos ampliar cada vez mais o comércio exterior com esse nosso importante parceiro comercial, tendo em vista que, nos últimos anos, essa relação apresentou crescimento de quase 60% na importação e exportação de produtos”, mencionou.
Silvio Costa Filho destacou também que espera retomar a oferta de voos de passageiros e cargas entre os países, com foco na expansão do turismo. “No MPor, tivemos encontro com companhia aérea que se mostrou interessada em realizar voos direto para Cuba. Por isso, nós vamos trabalhar para acelerar os trâmites e incentivar que novas empresas possam oferecer viagens para ambos os destinos”, concluiu. O embaixador Adolfo Curbelo lembrou que o Brasil tem um ambiente positivo para expansão das relações comerciais com o seu país “Nos interessa muito trazer empresas cubanas para operar nos portos e aeroportos brasileiros. O Norte e Nordeste são regiões com grande oportunidade de investimento”, afirmou Adolfo.
Em relação ao turismo, o embaixador lembrou que o Caribe é um dos destinos mais visitados no mundo e que o governo cubano está dialogando com companhias aéreas locais para ampliar rotas e receber cada vez mais turistas. “Essa é uma região que recebe milhões de pessoas todo ano. O Caribe é uma região que se conecta com toda a parte do mundo”, finalizou.
URUGUAI
Já no encontro com o Uruguai, Silvio Filho e Guillermo Valles firmaram compromissos para importantes obras em infraestrutura que interligam as duas nações, entre elas a dragagem e sinalização da hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul. Conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai, as intervenções buscam ampliar o tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pela região sul do continente sul-americano. A dragagem e sinalização serão realizadas pelo canal de São Gonçalo, que conecta ambas as Lagoas, no trecho entre o Canal do Sangradouro (Extremo Norte) e o Canal de Acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (Extremo Sul). A previsão é que o edital seja lançado em dezembro.
Outro ponto debatido na reunião foi a binacionalização do aeroporto de Rivera, no Uruguai. A cidade de Rivera fica a cerca de 500 quilômetros da capital uruguaia, Montevidéu, e faz fronteira com Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O acordo interligará rotas aéreas entre os dois países, o que vai gerar mais turismo e emprego e renda para os moradores das cidades atendidas. Atualmente, o aeroporto passa por reformas, e a previsão de inauguração é em meados de dezembro. O acordo vai eliminar burocracias e trazer mais voos para a região de Santana do Livramento (RS).
Além disso, outra importante obra a ser executada é a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, localizado na BR-116/RS. A ponte vai melhorar a estrutura na região da fronteira, e é fundamental para estreitar não só o tráfego de pessoas e cargas entre os países, mas irá fortalecer as relações bilaterais.O ministro Silvio Costa Filho destacou que as obras são fundamentais para ampliar a relação comercial entre Brasil e Uruguai. “Estaremos presentes na obras de inauguração que vão trazer mais qualidade ao aeroporto e mais turistas para os dois países”, ressaltou o ministro.
Deixe um comentário