Serão implementadas 20 salas multissensoriais nos aeroportos até 2026, alterações de procedimentos e capacitação de profissionais do setor, com o objetivo de oferecer ambientes acolhedores e adaptados para passageiros neurodivergentes, especialmente com Espectro Autista
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lançará, nesta terça-feira (5), o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos terminais aeroportuários brasileiros. O ato oficial será às 9h, durante a solenidade de abertura do Airport Nacional Meeting – ANM, evento promovido pela ABR – Aeroportos do Brasil, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O tema do evento será: Aeroportos e Futuro Sustentável: da Visão para a Ação.
O Programa visa proporcionar uma melhor experiência nos aeroportos brasileiros aos passageiros neurodivergentes, especialmente com TEA, e seus familiares, por meio da implantação de salas multissensoriais que visam oferecer estímulos sensoriais (visuais, táteis e auditivos) para promover relaxamento, concentração e bem-estar e/ou implantação de salas de acomodação que visam proporcionar um ambiente tranquilo e acolhedor, com estímulos reduzidos para acolherpassageiros durante momentos de crise; reavaliação humanizada de procedimentos para melhoria da experiência do passageiro com TEA, tanto em voo quanto em solo; e disponibilização de capacitação para os profissionais do setor, bem como promoção de conscientização e sensibilização dos demais passageiros e profissionais.
É importante ressaltar que ambos os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neurodivergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos. Consoante dados de pessoas diagnosticadas com TEA e informações sobre a movimentação de passageiros,estima-se que, em média, 200 mil passageiros com TEA circulam todos os meses por aeroportos brasileiros.
O Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista resulta de um compromisso firmado entre o MPor e a Casa Civil, visando a instalação de 20 salas multissensoriais em aeroportos brasileiros até 2026, através do Programa de Governo “Viver sem Limites II”. Já está prevista a implementação de seis salas ainda no primeiro trimestre de 2025.
Vale recordar que as 2 primeiras salas sensoriais em aeroportos foram instaladas em Florianópolis e Vitória pela Concessionária Zurich Airport, em uma iniciativa pioneira que inspirou o atual programa.
Deixe um comentário