O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), juntamente com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e a presidenta do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, realizou uma importante agenda nesta manhã com o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Durante o encontro, foi entregue o documento intitulado “Metrô nos trilhos e atendendo a população”, que defende a busca de recursos públicos para a manutenção e expansão do Metrô do Recife.
Os metroviários argumentam que a responsabilidade pela gestão do Metrô deve permanecer com o Governo Federal, pois somente a União possui capacidade para arcar com os custos e investimentos necessários para garantir uma tarifa social aos usuários. Segundo eles, a privatização ou concessão do sistema seria um equívoco, já que o transporte de massa como o Metrô requer massivos investimentos e recursos para sua operação e manutenção.
O documento também destaca que o Estado de Pernambuco não possui lastro para assumir contrapartidas elevadas em aportes diretos ou subsidiar uma concessão privada, o que poderia comprometer a qualidade do serviço oferecido à população. Os metroviários reforçam que o transporte sobre trilhos é fundamental para o desenvolvimento econômico-social do país, garantindo mobilidade e oportunidades para os usuários.
Diante dos sucessivos cortes do Governo Federal nos orçamentos de custeio e investimentos, os metroviários enfatizam a urgente necessidade de retomada dos repasses para o Metrô do Recife. Eles destacam o corpo técnico altamente competente e motivado, pronto para reerguer e expandir a Empresa, proporcionando um transporte coletivo de qualidade e com tarifas acessíveis aos usuários da Região Metropolitana de Recife.
Deixe um comentário