Por Paulo Farias do Monte
O Congresso Nacional Brasileiro é o Segundo mais caro do mundo, só perdendo para os Estados Unidos das Américas. Todavia, comparando-se o PIB per capta dos dois Países, o Cidadão Brasileiro paga muito mais caro por seus parlamentares e, analisando por esse prisma, temos o Congresso Nacional mais caro do Mundo.
Levantamentos da ONG Transparência Brasil sobre os Orçamentos da União, Estados e Municípios revelam que o Senado Brasileiro é a Casa Legislativa que possui o Orçamento mais confortável por membro: seus 2,7 bilhões de reias anuais, correspondem a 33,4 milhões de reais por Senador por ano.
O Senado é a Casa que abriga os representantes dos Estados e do Distrito Federal. Cada Estado Membro e o Distrito Federal elegem 3 Senadores para cumprir mandato de 8 anos. Numa eleição, elege-se 1 Senador. Na outra, elege-se 2. Esse ano, iremos às urnas para elegermos 2 deles. Ora, se os Senadores representam os Estados, bastava apenas 1 Senador por Estado. Só com essa redução, o Estado Brasileiro economizaria 1,8 bilhão por ano.
Além do mais, nosso Senado, em quase um terço de seus membros é composto pelos constitucionais, porém imorais suplentes de Senador. O Suplente, na sua maioria, é o Grande empresário ou um milionário, que sem votos algum, porém com muito dinheiro, financia a campanha para o Senado. Cerca de um terço do Senado é composto por esses Senadores sem votos. Uma vergonha!
Os 513 Deputados Federais, em média, 90 milhões de reais por mês e um custo anual de 1,1 Bilhão de reias. A Câmara Federal é a Casa dos Benefícios.
Dois salários no primeiro mês de mandato e dois no último mês, como ajuda de custos. Passagens aéreas a vontade, ressarcimento com gastos médicos, alimentação, carros locados, verbas para divulgação da atividade parlamentar, até despesas com Correios.
Esses são alguns principais benefícios de um Deputado Federal no Brasil. Uma verdadeira farra de mordomias e privilégios pagos com o suado dinheiro do trabalhador brasileiro. Nossos Deputados trabalham menos e ganham mais do que os Deputados da Alemanha, Japão, França e Inglaterra, só para ficar nessas potências mundiais.
Na Suécia, Deputado Federal vai ao trabalho de bicicleta, ônibus, metrô e os seus apartamentos funcionais medem entre 16 e 46m2. Um Deputado Federal Brasileiro custa 5,5 vezes mais que um Deputado Alemão e 6,5 vezes mais que um Deputado Britânico.
Estamos há 5 meses das eleições e ouvimos muitos pretendentes a um mandato no Nosso Congresso Nacional, além dos que que pretendem a reeleição propagaram no afã de iludir o eleitor brasileiro, que quer mudar o País. Que faz-se necessário diminuir o tamanho do custo do País.
Contudo falta coragem para defender a redução do número de parlamentares.
Para quê Pernambuco, por exemplo, com 25 Deputados Federais, em Brasília. Nosso Povo estaria muito bem representado por 10 Federais.
Não há qualquer necessidade de 81 Senadores, bastavam 27, um por Estado.
Gostaria de vê, algum parlamentar defender essa bandeira. Todavia, falta coragem aos nossos representantes, principalmente aos jovens, que deveriam ser mais ousados, mas infelizmente, até esses preferem deitar suas cabeças nos confortáveis travesseiros das mordomias, penduricalhos e da pouca vergonha que se tornou a política Nacional.
É por esse comodismo que o povo brasileiro ainda nutre um profundo sentimento de pessimismo em relação ao futuro de nosso País, que vai às urnas em outubro, para mudar os nomes porque as substâncias continuaram as mesmas, infelizmente. FALTA CORAGEM PRA MUDAR!
Paulo Farias do Monte
É Advogado.
Deixe um comentário