A proposta de firmar parceria com igrejas católicas, evangélicas e Ongs para uma ação ampla de prevenção e o combate às drogas levou o candidato a prefeito do Recife pela coligação Mudança por um Recife Melhor, Mendonça Filho, a reunir-se hoje pela manhã com o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e com o pastor da Igreja Batista da Capunga, Ney Ladeia. “Ando nas comunidades e a droga é um dos maiores problemas nas famílias. O seu enfrentamento exige uma ampla mobilização da sociedade e as igrejas têm papel importantíssimo, pela inserção social, pelo poder evangelizador e pela experiência com projetos”, afirmou Mendonça.
Acompanhado da esposa Taciana Mendonça, o candidato foi recebido por Dom Saburido, na Cúria Metropolitana. Na conversa com Dom Saburido, Mendonça falou da proposta em relação às drogas e seu compromisso de tirar do papel o Parque da Tamarineira e de indenizar a Santa Casa de Misericórdia, pela desapropriação do terreno. O Arcebispo concordou com a preocupação de Mendonça, por considerar a droga um problema grave e relatou a experiência bem sucedida do projeto Fazenda da Esperança, desenvolvido pela Igreja em Garanhuns e Caruaru. Mendonça lembrou que apoiou a implantação da primeira Fazenda Esperança em Garanhuns, quando foi secretário de Agricultura. “Assumo o compromisso de implantar uma Fazenda Esperança em Recife”, afirmou Mendonça.
Com relação à Tamarineira, o Arcebispo disse que a Igreja soube da desapropriação do terreno pela imprensa e que até hoje aguarda ser procurada para resolver o pagamento pela desapropriação. Um dos coordenadores do Movimento Amigos da Tamarineira, que defende a implantação do Parque na Tamarineira, Mendonça se comprometeu com Dom Saburido de – se for eleito – resolver, em 90 dias, a desapropriação do terreno da Tamarineira. “Vou resolver a pendência com a Igreja e tirar o projeto do parque do papel”, disse.
Na Igreja Batista da Capunga, Mendonça Filho foi recebido pelo pastor Ney Ladeia e expôs a sua proposta de parceria para enfrentar às drogas. O pastor disse compartilha com essa preocupação, por considerar as drogas um dos maiores problemas da nossa sociedade. Ney Ladeia disse que o crack hoje é uma tragédia social e a Igreja Batista desenvolve o projeto Cristolândia, instalado em Recife há alguns meses, e que nasceu em São Paulo, para atender às vitimas das drogas na cracolância.
“Entendemos que este é um problema social e acreditamos que as órgãos governamentais podem dar apoio mais efetivos a esses projetos. Investir em projetos que apresentam resultado”, afirmo Ladeia. Mendonça reafirmou ao pastor Ney Ladeia seu compromisso de estreitar o relacionamento com as igrejas evangelicas e católica para firmar parceria para combater as desigualdes sociais, apoiar as vitimas das drogas e resgatá-las para a cidadania. O candidato também citou a experiência do programa Estação Futuro,quando foi governador, e que resgatou jovens em situação de vulnerabilidade para a cidadania, em bairros com Santo Amaro, Alto do Pascoa, em Recife, e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.
Deixe um comentário