Ciente do esgotamento do sistema viário no Recife e da importância da questão da mobilidade urbana para a cidade, Mendonça Filho (DEM) anunciou ontem sua segunda proposta de governo: criar 20 km de cicliovias e ciclofaixas, promovendo a integração com o sistema de transporte urbano. O anúncio foi feito logo após a primeira bicicleata da campanha, que percorreu localidades da Grande Casa Amarela como Brejo, Mangabeira e Córrego do Bartolomeu, e que contou com a participação de 300 ciclistas. “Nossa proposta é integrar os eixos norte-sul e leste-oeste através de ciclovias e ciclofaixas, primeiramente com 20 quilômetros de extensão, o que pode aumentar com o decorrer dos anos”, afirmou.
Mendonça liderou pessoalmente o pelotão de ciclistas no passeio de 1h30 pelas ruas da Zona Norte. Também pedalaram o candidato a vice-prefeito, Guarines (PMN), o deputado federal Augusto Coutinho e a vereadora Priscila Krause, além de militantes, lideranças comunitárias e integrantes de grupos de ciclismo, aos quais foram se juntando várias pessoas que andavam de bicicleta pelas ruas. Mendonça lembrou há quatro anos, na campanha para prefeito de 2008, as bicicleatas tiveram uma enorme adesão da população, e que hoje com a mobilidade urbana no centro das atenções, a tendência é que o movimento aumente. “Mais do que um passeio, a bicicleata é a personificação de um compromisso da nossa campanha com a mobilidade urbana, com a preservação do meio-ambiente e com a saúde da população. É uma mensagem poderosa, que a população já entendeu e aprovou em 2008, e agora a reação das pessoas nas ruas mostra que esse é de fato o caminho para a cidade”.
Mendonça também falou sobre como a ebulição do cenário político local tem trazido problemas à cidade. “Existem duas facções – o PT e o PSB – que juntos governaram o Recife por anos e agora trilham caminhos separados, mas com muitas intrigas e projetos pessoais de poder. A cidade está esquecida no meio dessa confusão. Nossa campanha não entra em brigas, é uma alternativa real de oposição e de propostas para a cidade. O povo me diz a todo instante nas ruas que cansou dessa briga e que é hora de mudar. Esse é nosso compromisso”.
Deixe um comentário