O clima eleitoral esquentou de vez na cidade de Itaíba, e tudo por conta da divulgação de pesquisa eleitoral do Instituto DataTrends, divulgada neste domingo, dia 21, e que trouxe a pré-candidata a prefeita, Rogéria Martins, à frente dos seus adversários em todos os cenários aferidos no estudo.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00149/2024. 400 pessoas foram entrevistadas nos mais variados bairros e localidades do município, de forma justa e equilibrada.
O Blog do Alberes Xavier teve acesso a uma ação do diretório municipal do MDB de Itaíba que ingressou com uma ação na Justiça, pedindo a impugnação da pesquisa, alegando ‘gravidades insanáveis que maculam a sua validade’. A fonte de financiamento da pesquisa, a disposição dos nomes dos candidatos na apresentação dos questionários para os entrevistados e irregularidades no plano amostral foram pontos apontados pelo partido no pedido de impugnação.
A juíza eleitoral da 143ª Zona Eleitoral, Luciana Dambroski Cavalcanti indeferiu o pedido do MDB, ou seja, negou a ação e autorizou a divulgação da pesquisa. Ela afastou ponto a ponto as supostas irregularidades, apontando com termos e detalhes técnicos a sua sustentação. “Reconheço, portanto, que não está presente um dos requisitos cumulativos elencados no art. 300 do CPC, qual seja, a probabilidade do direito, razão pela qual INDEFIRO o pedido de antecipação dos efeitos da tutela de mérito”, disse a juíza na sentença.
Do Blog do Alberes Xavier
Deixe um comentário