A Coligação Unidos pelo Brasil, que tem como candidata à Presidência da República, Marina Silva, entrou com dois pedidos de resposta junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra as mentiras veiculadas pela Coligação com a Força do Povo e sua candidata, Dilma Rousseff, em inserções televisivas levadas ao ar no último dia 09/09. As petições tratam da independência do Banco Central e da exploração do pré-sal, distorcidos deliberadamente pela adversária em comerciais que atingem a imagem de Marina Silva e de sua candidatura.
A Coligação Unidos pelo Brasil requer direito de resposta para restabelecer a verdade em torno da proposta de conceder autonomia institucional ao Banco Central, uma das medidas incluídas no programa de governo da candidata do PSB e usada por sua concorrente para criar pânico entre os eleitores, abordagem que fere flagrantemente a legislação eleitoral em vigor e não corresponde à verdade.
No comercial, a Coligação adversária associa a independência do BC à carestia, dando a falsa impressão de que a despolitização das decisões da autoridade monetária – defendida como necessária para o resgate da confiança na economia brasileira – trará prejuízos para a população, provocando, inclusive à falta de alimentos. A propaganda afirma que a medida entregará ao setor financeiro prerrogativas e decisões que são do governo federal e do Legislativo.
Não bastasse extrapolar a crítica política, tal abordagem distorce gravemente o que propõe o programa de governo de Marina Silva, segundo o qual a autonomia do Banco Central será estabelecida por lei aprovada pelo Congresso Nacional, que fixará mandatos para seus dirigentes e normas para a nomeação e destituição de sua diretoria. Em momento algum, o programa de governo e mesmo a candidata do PSB, em suas declarações, associa a gestão do BC à influência do mercado financeiro nacional.
No outro pedido de resposta, a Coligação Unidos pelo Brasil quer restabelecer a verdade em torno do posicionamento de Marina Silva sobre o manejo do pré-sal, outra questão explorada de forma distorcida pela Coligação com a Força do Povo com o propósito de confundir o eleitor. Comercial veiculado na televisão afirma que Marina Silva é contra a exploração do petróleo da camada pré-sal e que vai retirar os recursos provenientes de sua captação que seriam destinados a Educação e a Saúde, o que não é verdade. Marina Silva tem sido clara em suas afirmações, quando reconhece a importância do pré-sal e o uso dos recursos daí provenientes para os avanços nas áreas de educação e saúde, compromissos que estão em seu programa de governo, bem como defende a ampliação da produção de energia limpa, no projeto de desenvolvimento sustentável para o Brasil.
Deixe um comentário