Recife vivenciou, neste domingo (26), um dia histórico em favor dos animais. Cerca de 400 pessoas compareceram a Marcha Nacional de Defesa Animal, na Avenida Boa Viagem. O movimento aconteceu, simultaneamente, em mais 62 cidades brasileiras. A principal reinvindicação foi pelo aumento das penas contra os maus-tratos. Atualmente, a Lei determina a pena de três meses a um ano de detenção, porém de acordo com o Código Penal Brasileiro, penas inferiores a quatro anos classificam suspensão condicional e troca por serviços comunitários ou de cumprimento de regime aberto. Os protetores lutam pela alteração do Código, pedindo que a pena mínima seja de 8 anos e 1 mês de prisão, em toda a seção de crimes contra a fauna, afastando a possibilidade de transação penal.
A manifestação teve o apoio de vários políticos que lutam pela causa animal, entre eles oDeputado Federal Daniel Coelho, e dos vereadores do Recife Isabella de Roldão e Wanderson Florêncio, além do vereador Geraldo Alves de Camaragibe Geraldo. Daniel Coelho falou sobre a importância da manifestação no Brasil. “Essa Marcha hoje é um momento simbólico e importante para o país, está acontecendo em mais de 62 cidades brasileiras e mostrando que se os animais não podem falar tem gente que fala por eles. É um evento importante para alertar a sociedade. As pessoas antes levavam esse tema na brincadeira, hoje levam a sério”, finalizou o deputado.
A vereadora Isabella de Roldão ajustou sua agenda para poder comparecer ao evento. “Eu acho que o desafio hoje é a gente sair dos meios digitais e tomar as ruas. Essa é uma causa de todo mundo. Eu faço sempre a comparação de que a gente defende uma cidade segura para as mulheres, e a gente entende que uma cidade que é segura para as mulheres é segura para os homens, para o idoso, para as crianças, e nessa mesma perspectiva a gente sabe que a cidade que respeita o animal também respeita o humano”.
Goretti Queiroz, coordenadora geral do evento em Pernambuco, falou sobre a manifestação. “Essa é a primeira vez que vejo a participação efetiva de centenas de pessoas em prol dos animais na capital pernambucana. Nosso estado está mostrando que a causa animal vem crescendo. Várias caravanas do interior vieram pedir a participação dos políticos na causa. Recebemos protetores de Gravatá, Bezerros e Goiana, além de outros municípios pernambucanos. Estou muito feliz”, disse.