A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na manhã desta quinta-feira (26/03), mais duas mortes pelo novo coronavírus no Estado, subindo para três o número de óbitos provocados por Covid-19 – o primeiro ocorreu na última quarta (25.03). Tratam-se de dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Ambos foram notificados no dia 12 de março.
Entre as mortes, está o canadense de 79 anos, que chegou ao Recife no dia 12 de março, no navio de cruzeiro Silver Shadow. Durante o desembarque, ele passou mal e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para Covid-19. O canadense, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado ao Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.
O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada desta quinta.
O segundo paciente é um homem de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, tendo retornado ao Estado em 10 de março. No dia 12, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.
No dia 19, o paciente de 69 anos buscou outra emergência, a do Real Hospital Português, com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Dois dias depois, apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Na última quarta (25.03), teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio a óbito na madrugada desta quinta.
PRIMEIRO CASO – O primeiro óbito registrado no Estado foi o de um homem de 85, morador do Recife, que faleceu na manhã da última quarta (25.03). No dia 19 de março, ele havia sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu a devida assistência na UPA, foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Lá, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e o antiviral oseltamivir.
Apesar do idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo seu histórico de comorbidades, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar a hemodiálise na última terça-feira (24.03), um procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã da última quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, o senhor faleceu durante a manhã.
CONFIRMAÇÕES – Até a quarta-feira (25.03), Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19, distribuídos por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado e países. Um novo boletim será divulgado na tarde de hoje.
ROUBARAM PERNAMBUCO DE MIM ! diz
Isso tudo é o Legado da Gestão de Saúde nesses 20 anos de Desmandos na Saúde de Pernambuco, onde Governantes e Prefeitos, em sociedade geral e omissão passiva e ativa, deixaram Pernambuco nessa situação de miséria em termos de Saúde. Maior exemplo, nesses últimos 20 anos, todos os Pernambucanos testemunharam, bastou passaemr por baixo de Viadutos entre a Agamenon Magalhães desde o Tacaruna, passando pela Cruz Cabugá e por trás da Igreja de Santo Amaro beirando a Rua da Aurora, onde, diuturnamente Centenas de Ônibus das Prefeituras do Interior traziam milhares de seres humanos para serem atendidos nos Hospitais do Recife porque suas Cidades não tinham o mínimo de Saúde Pública, e tudo isso foi crescendo que até nos Domingos essa paisagem aumentou provando que os Prefeitos não cumpriam os Protocolos de Saúde e se tornaram reféns, também, de um Estado Desgovernado na Área de Saúde Pública. Traduzindo, os Prefeitos e o Governo se acobertavam no mesmo lençol de caos e desprezo para com a Saúde do Povo, foram Sócios desses Crimes contra a Saúde Pública. Por favor não perguntem onde estavam os Órgãos Fiscalizadores que não puniram e deixaram Pernambuco chegar a esse Estágio de Caos na Saúde Pública !!! Quando o Presidente da AMUPE, criminosamente ataca a Constituição apoiando e gritando na Mídia que os Prefeitos não escutem e nem obedeçam o Ministério da Saúde e o Presidente da República e sim o Governador, Confessa para todo Pernambuco e para o País ,que Pernambuco além do Governador tem , também seus Culpados nos Municípios nesse caos, os Prefeitos pernambucanos, tal é o clima de Cumplicidade Política e Ideológica além de Gestão Temerária na Gestão da Saúde Pública Pernambucana. Podem ir hoje em qualquer Hospital do Recife atestar que nenhuma Maca ou Cama desses locais tenha Registro no Patrimônio de Bens Móveis do Estado de Pernambuco porque são locados !! Isso é uma vergonha, será que os Prefeitos, isolados nas misérias das Cidades pernambucanas, fruto também, da Incúria Administrativa dessa gente deixarão chegarem os Remédios e Insumos Médicos quer irão salvar as vidas dos Pernambucanos por motivos do Governador e Prefeitos impedirem que eles cheguem porque foram enviados pelo Ministério da Saúde da Presidência da República sob o Comando do Presidente Constitucionalmente Eleito e Legalmente Comandante da Nação Brasileira Bolsonaro ??? Que os Pernambucanos fiquem atentos, se morrerem mais gentes seja na Capital ou no Interior já sabem a quem Processar, ou será que o Governador conhece mais de Saúde Pública e Gestão do que o Ministro Mandetta ??? Que Deus nos Proteja !!