No fim do último ano, a Câmara Municipal de Caruaru passou pela reformulação dos membros da Comissão Executiva da Câmara, conhecida como Mesa Diretora. O Vereador Lula Tôrres (PR) na ocasião foi eleito vice-presidente da Comissão para atuação durante o biênio 2015-2016.
Na reunião desta terça-feira (03) na volta do recesso legislativo, Lula Tôrres entra com um projeto de resolução, que visa alterar o voto secreto para o voto aberto, durante a eleição da Comissão Executiva da Câmara.
De acordo com o Vereador Lula Tôrres, a evolução democrática dos dias atuais pede mais transparência de atos dos agentes públicos. “Ser transparente é garantir mais controle social efetivo de cada cidadão sobre a atividade pública. A população precisa estar informada sobre o que acontece na Câmara para que possa acompanhar e cobrar os políticos no qual depositou a sua confiança na hora do voto”.
O fim do voto secreto durante a eleição da Mesa Diretora, entra em consonância com o Congresso Nacional, que recentemente aprovou a PEC 349/2001, que acabou com o voto secreto. Sendo assim, a Câmara Municipal de Caruaru referenda o princípio da transparência das atividades parlamentares, permitindo que os cidadãos participem e estejam cada vez mais informados.
Deixe um comentário