
Lagoa Grande, 31 de março de 2025 – No último dia da Missão Mendoza, a comitiva pernambucana participou da emocionante cerimônia de assinatura de três importantes acordos no Centro de Congresos y Exposiciones. Esses acordos marcam um passo significativo na cooperação entre as cidades de Lagoa Grande, no Vale do São Francisco, Pernambuco, e Tupungato, no Vale do Uco, Mendoza, encerrando a missão com chave de ouro, após todas as visitas técnicas realizadas em Mendoza.
Os acordos firmados são: 1) Acordo de Cooperação no Turismo, entre a Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco e o Ente Mendoza Turismo (EMETUR) da Província de Mendoza; 2) Acordo de Cooperação no Comércio, entre a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e a Fundação Pro Mendoza; e 3) Acordo de Irmandade (ou geminação) entre as prefeituras de Lagoa Grande e Tupungato. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar discussões e realizar falas institucionais que visam fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Argentina.
Esses acordos representam um impulso importante na busca por ampliar o intercâmbio de experiências e boas práticas, especialmente para fortalecer a cadeia produtiva do vinho em Pernambuco. Lagoa Grande se destaca nesse contexto, pois abriga 5 das 8 vinícolas do Vale, sendo o único lugar onde se produz uvas todos os dias. A região é reconhecida por sua capacidade produtiva, com uma produtividade média de 47 toneladas por hectare, superando a média nacional de 19,4 toneladas por hectare. Assim, Lagoa Grande se firma como referência na vitivinicultura brasileira e orgulhosamente é conhecida como “A Capital da Uva e do Vinho”.
A missão internacional contou com a presença de várias autoridades de Pernambuco e Mendoza na assinatura do pacto de cooperação, que promete fomentar o comércio e o turismo entre as cidades, consolidando laços que beneficiarão ambos os lados.
Deixe um comentário