Novas punições para quem promove tumulto, invade local restrito aos competidores em eventos esportivos e pratica ou incita a violência dentro ou nas imediações dos estádios. É o que deseja o Deputado Joel da Harpa que já acionou sua equipe jurídica para as devidas providências no âmbito da Assembleia Legislativa, em caráter de urgência. Para o parlamentar, o que aconteceu nas ruas do Recife, neste sábado, foi terrorismo.
“Ultrapassaram todos os limites! O tumulto criado causou um dano não só para quem se envolveu na confusão, mas para toda a sociedade, que não pode ter medo de vestir a camisa do seu time predileto ou de ir às ruas, especialmente num momento que deveria ser de alegria e confraternização”, afirma o parlamentar.
Joel é autor da Lei Vini Júnior que combate o racismo e aumenta a pena para atos discriminatórios praticados contra negros, em espaços esportivos. A Lei n° 18.576/2024, além de impor o pagamento de multas de até R$ 200 mil, proíbe os infratores de frequentarem as arenas e ginásios do Estado por até 30 anos. A motivação da proposta foi a agressão racista por parte da torcida do Valencia contra o jogador de futebol brasileiro Vini Jr., em partida do campeonato espanhol disputada em 2023 em Madri.
Deixe um comentário