O Prefeito Joaquim Neto assinou na manhã desta quarta-feira (25) a ordem de serviço que dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Gravatá.
O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Taxistas, Mototaxistas, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.
“É a realização de um sonho ver que estamos conseguindo implantar a municipalização do trânsito em Gravatá. Todos serão beneficiados com esta ação, por isso é necessário que a população participe, colabore e faça parte desta mudança que será um separador de águas em nossa cidade.” Destacou o prefeito.
O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização. O Secretário de Defesa Civil, José Pedrosa, frisou o compromisso da equipe em cumprir com a missão de forma eficaz e eficiente.
“Estamos prontos para suprir os anseios da população e ficamos felizes em ter a oportunidade de implantar essas mudanças, vamos dar o nosso melhor para que tudo flua bem, que o trânsito se torne mais organizado, que a mobilidade seja melhorada.” Afirmou.
Representando os lojistas do município, a presidente do CDL, Valéria Silva, falou com satisfação sobre o momento.
“Nós (lojistas) precisávamos desta municipalização, estava muito difícil porque as pessoas não estavam querendo mais ir ao comércio para fazer compras por causa da desorganização e isso estava pesando no bolso dos comerciantes. Acreditamos que agora teremos o fluxo otimizado, evitando carga e descarga em horário comercial, deixando o estacionamento para clientes mais vagos e não estacionando em locais indevidos.” Pontuou.
Neste primeiro momento será realizado, junto ao IAUPE (Instituto de Apoio Técnico a Universidade de Pernambuco), atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos 72 Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade. Esta etapa tem a duração de quatro meses.
O Prefeito ainda destacou que medidas como o recapeamento de ruas, sinalização da cidade e ações que promovam a mudança nas atitudes de motoristas e pedestres serão implantadas na cidade “Nossa Gravatá será referência de organização e mobilidade” disse o gestor.
Deixe um comentário